Johann Zarco rechaçou a posição de favorito para a vitória no Grande Prêmio da Holanda, mesmo após ter conquistado sua primeira pole position hoje (24). O francês disse que está focado em aprender e conquistar mais um pódio.
Zarco surpreendeu a todos no treino classificatório de hoje, quando conseguiu duas voltas finais muito rápidas, o que acabou desbancando Marc Márquez e Danilo Petrucci para segundo e terceiro respectivamente. Depois explicou que a chave foi permanecer na pista estudando o traçado.
“Eu estava me sentindo bem, obtendo referências e confiança na moto. Eu ainda precisava entender a pista. Eu estava bem, mas a pista começou a secar no FP4 quando estava com pneus de chuva e cheguei a pensar que poderíamos por os slicks, quando começou a chover novamente. Eu acho que essa informação extra me ajudou a lidar com a classificação. Em 15 minutos, a ideia era se manter na pista porque, como vimos no Q1, os pilotos estavam melhorando volta a volta.” (Johann Zarco)
Apesar de sua primeira pole position na MotoGP, Zarco disse que seu principal objetivo continua sendo o de aprender e tentar mais um pódio, como já conseguiu no Grande Prêmio da França, mês passado.
“Vou tentar outro pódio. Aprendi muito em Barcelona e disse que largar das duas primeiras filas nos dá chance de lutar pelo pódio, então, da pole, é ainda melhor! Estou gostando e é fantástico … tive muitos problemas em Barcelona quando caí nos treinos e era mais como um novato, mas na corrida eu pude fazer um bom trabalho. Nosso objetivo é estar no pódio e um dia lutar por vitórias, então começar minha temporada de estreia dessa forma é simplesmente fantástico para conseguir alvos para a próxima temporada.”
A última vez em que Zarco havia largado na posição de honra foi no Grande Prêmio de Valência do ano passado, quando já havia garantido seu segundo título na Moto2. O francês já contabiliza 20 pole positions na carreira.