Joan Mir anunciou hoje (30) em suas redes sociais que vai mesmo para a equipe Repsol Honda em 2023. O espanhol, que completa 25 anos nessa quinta-feira, foi campeão com a Suzuki em 2020.
A chegada de Mir já era dada como certa desde a Suzuki anunciou a sua saída da MotoGP em abril. O anúncio, entretanto, demorou mais tempo para sair. O contrato do espanhol é válido inicialmente para as temporadas de 2023 e 2024.
“Estou muito animado em anunciar oficialmente que vou me juntar à Repsol Honda no próximo ano. Obrigado à HRC por confiar em mim e me dar a oportunidade de defender essas cores históricas, cheias de história e títulos mundiais”, disse Mir. “Darei toda a minha experiência acumulada ao longo dos anos para contribuir o máximo possível para o projeto e lutar juntos para nos tornarmos campeões mundiais novamente.”
Nascido em Palma de Maiorca, a mesma cidade de Jorge Lorenzo em 1º de setembro de 1997, Joan Mir chegou ao Campeonato Mundial de Motociclismo em 2015. Dois anos depois, sagrou-se campeão pela primeira vez em uma temporada avassaladora na Moto3.
Sua chegada à MotoGP aconteceu em 2019 com a Suzuki depois de uma passagem discreta na Moto2. Em 2020, após uma temporada atípica, com rodadas duplas em quase todas as etapas, Mir chegou ao título mundial conquistando apenas uma única vitória.
O anúncio de Mir na Honda acontece em meio a uma pausa forçada do espanhol, que sofreu uma lesão no tornozelo direito após um acidente no GP da Áustria. Em seu comunicado, o espanhol fez questão de relembrar a Suzuki, que guarda bastante admiração.
“Agora é hora de continuar focado na minha recuperação para voltar aos circuitos o mais rápido possível e ter um ótimo final de temporada com o Team Suzuki Ecstar”, encerrou Mir. Seu companheiro de equipe, Alex Rins também vai para a Honda, mas na satélite LCR Team.
Apesar de a Repsol Honda continuar a ser a maior equipe da MotoGP, o mesmo não se pode dizer da moto. Atualmente, a RC213V é considerada a pior moto do grid, com críticas generalizadas de todos os seus pilotos, incluindo Marc Márquez. Isso significa que Mir não terá vida fácil em sua nova fase que começa em 2023.