Miguel Oliveira se mostrou otimista apesar de conseguir apenas a 15º melhor volta nos testes da Indonésia, no último final de semana. O português disse que a KTM sabe o que fazer para ser mais rápida.
Testes com um novo pacote aerodinâmico e um maior desenvolvimento do sistema de escapamento estavam na agenda da equipe de fábrica da KTM no último dia de atividades ontem (13). Oliveira ficou 0s560 atrás de Pol Espargaró (Repsol Honda), que fez o melhor tempo, 1min31s060.
“Foi um dia difícil, voltamos a fazer muitas voltas e trabalhamos muito com o pneu traseiro médio. Fizemos uma simulação de corrida no calor, tudo funcionou e tive um bom ritmo“, disse Oliveira na tarde de domingo. “Estávamos entre os pilotos mais rápidos, mas é muito difícil ver o que os outros estão fazendo.“
Nos três dias, Oliveira completou 114 voltas no novo autódromo de Mandalika, a mais rápida nas últimas horas de domingo, quando estava em ritmo de classificação. Os primeiros 21 pilotos ficaram separados por apenas 0s855 segundos. O piloto de 27 anos parecia tranquilo com o desenvolvimento.
“No final nos concentramos nos tempos de perseguição e conseguimos perceber um pouco melhor o que temos de fazer na qualificação para conseguir uma melhor posição inicial“, afirma Olivieira. “Foram cinco longos dias de teste em condições extremamente quentes, fisicamente me sinto pronto. A equipe fez um grande trabalho e deu tudo, os envolvidos estiveram na estrada durante muito tempo na Ásia, gostaria de agradecer a todos por isso. Podemos viajar para o Catar com uma boa sensação, onde esperamos começar bem a temporada.“
Com os novatos, Remy Gardner e Raul Fernandez apenas se concentrando em aprender na equipe satélite Tech3, a KTM basicamente contou apenas com Oliveira e Brad Binder para testar e avaliar a nova motocicleta. O sul africano chegou a andar entre os primeiros e encerrou os testes da Indonésia com a 11º melhor volta.
Testes de Mandalika (tempos combinados)
- Pol Espargaró, Honda, 1:31,060 min
- Fabio Quartararo, Yamaha, 1:31,074
- Luca Marini, Ducati, 1:31,289
- Aleix Espargaró, Aprilia, 1:31,385
- Franco Morbidelli, Yamaha, 1:31,416
- Francesco Bagnaia, Ducati, 1:31,436
- Alex Rins, Suzuki, 1:31,477
- Maverick Viñales, Aprilia, 1:31,478
- Marc Márquez, Honda, 1:31,481
- Johann Zarco, Ducati, 1:31,488
- Brad Binder, KTM, 1:31,574
- Joan Mir, Suzuki, 1:31,586
- Enea Bastianini, Ducati, 1:31,599
- Alex Márquez, Honda, 1:31,603
- Miguel Oliveira, KTM, 1:31,620
- Jorge Martin, Ducati, 1:31,665
- Takaaki Nakagami, Honda, 1:31,687
- Jack Miller, Ducati, 1:31,870
- Andrea Dovizioso, Yamaha, 1:31,890
- Marco Bezzecchi, Ducati, 1:31,901
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, 1:31,915
- Raúl Fernández, KTM, 1:32,401
- Remy Gardner, KTM, 1:32,598
- Darryn Binder, Yamaha, 1:33,049