O último dia de testes da MotoGP em Sepang, na Malásia foi reservado para testes com os novos pneus Michelin. A marca francesa vai voltar a fornecer compostos para a categoria rainha do motociclismo a partir de 2016.
A sessão foi marcada por muito segredo e poucas informações. Apenas as equipes de fábrica, Yamaha, Honda, Ducati, Aprilia e Suzuki puderam experimentar a nova borracha. A Michelin levou sete compostos de pneus dianteiros e cinco traseiros, que serão escolhidos para o próximo teste.
Os pilotos titulares também não estavam presentes. Os únicos que experimentaram os novos pneus foram os pilotos de teste: Colin Edwards e Katsuyuki Nakasuga pela Yamaha, Hiroshi Aoyama pela Honda, Randy de Puniet pela Suzuki, Michele Pirro pela Ducati e Michael Laverty pela Aprilia.
Eles também foram impedidos de falar com a imprensa sobre os resultados e nenhum tempo oficial foi registrado. Ainda assim, jornalistas presentes com cronômetros de mão (ou smartphones) conseguiram algumas medições “extra-oficiais”. Segundo informações deles, os Michelin rodaram cerca de um a dois segundos mais lentos que os Bridgestone, com Aoyama sendo o mais rápido.
A marca é positiva, levando-se em conta que a Michelin está apenas no começo do desenvolvimento de uma nova borracha. Em 2016, o aro das rodas também vai mudar, passando de 16,5 para 17 polegadas, o que envolverá em ainda mais trabalho para os franceses.
“Quando fazemos um teste como hoje trazemos sete frontais diferentes e de quatro a cinco pneus traseiros. Assim, usamos os pilotos de testes para uma primeira seleção e depois, quando optamos pelo melhor, usamos esses com os pilotos oficiais. Se respeitarmos o plano, penso que no meio da temporada, em Julho, saberemos todos os compostos que necessitaremos para as pistas.” (Piero Taramasso, Diretor de esportes da Michelin)
O que chamou atenção foi o número de acidentes. Vários pilotos caíram na rápida curva 5, à esquerda, na parte de trás do circuito. A Michelin já havia os alertado para terem calma nessa parte, o que não impediu os incidentes. O problema parece ter sido com o pneu dianteiro, que saía de frente sem avisos.
Os pilotos se reencontrarão em Sepang para uma segunda sessão de testes coletivos dentro de duas semanas. A temporada 2015 da MotoGP começa em 29 de março, no circuito de Losail, no Catar.