Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Michelin registra projeto de motor elétrico para auxiliar em pequenas manobras

Lucas Carioli 19 de janeiro de 2021


A Michelin efetuou o registro de patentes de um curioso projeto: um pequeno motor elétrico acoplado ao braço oscilante da motocicleta, que tem a função de auxiliar em manobras em baixa velocidade – inclusive na ré.

O projeto descoberto pelos norte-americanos do site Motorcycle detalha o que parece ser um para-lama convencional fixado no braço oscilante. Por baixo foram instalados pequenos rolos (#12 nos diagramas) que entram em contato com a roda traseira.

Esses rolos são acionados por um pequeno motor elétrico de 3.6V escondido no início do braço oscilante capaz de gerar de 2 a 4 Nm de torque que a Michelin afirma ser suficiente para movimentar uma motocicleta a cerca de 1 km/h.


A ideia é tornar mais fácil a movimentação em lugares apertados, como em um estacionamento ou dentro de uma garagem. A patente também sugere que pode ajudar a subir rampas, como carregar uma moto em um caminhão.

Ao contrário do que se pensa à primeira vista, o motor elétrico não utiliza a bateria da moto e sim sua própria unidade de íons de lítio e 3,6 v recarregável e que também seria montada no para-choque.

O design prevê que o componente seja independente, ou seja, pode ser montado na maioria dos braços oscilantes convencionais. Isso ajudaria a Michelin a comercializá-lo como um kit de acessórios fácil de instalar que caberia em uma variedade de modelos.

Se esse para-lama traseiro e suporte de placa não são do seu estilo, a patente  também prevê um design alternativo, aplicando a ideia na parte na roda dianteira, com as peças montadas nos garfos, mas reconhece que a configuração na roda traseira seria mais simples.

É o tipo de patente que costumamos ver em fabricantes de motocicletas, não de pneus e nos diz que os engenheiros da Michelin estão pensando fora da caixa. Mas, como sempre, não há garantia alguma de que veremos isso nas lojas um dia.


Tags: Michelin Segredos

Continue Reading

Previous: Royal Enfield Himalayan pode receber novo sistema de navegação
Next: Nova Triumph Speed Triple 1200 RS está 30 cv mais potente, revela documento

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.