A Michelin efetuou o registro de patentes de um curioso projeto: um pequeno motor elétrico acoplado ao braço oscilante da motocicleta, que tem a função de auxiliar em manobras em baixa velocidade – inclusive na ré.
O projeto descoberto pelos norte-americanos do site Motorcycle detalha o que parece ser um para-lama convencional fixado no braço oscilante. Por baixo foram instalados pequenos rolos (#12 nos diagramas) que entram em contato com a roda traseira.
Esses rolos são acionados por um pequeno motor elétrico de 3.6V escondido no início do braço oscilante capaz de gerar de 2 a 4 Nm de torque que a Michelin afirma ser suficiente para movimentar uma motocicleta a cerca de 1 km/h.
A ideia é tornar mais fácil a movimentação em lugares apertados, como em um estacionamento ou dentro de uma garagem. A patente também sugere que pode ajudar a subir rampas, como carregar uma moto em um caminhão.
Ao contrário do que se pensa à primeira vista, o motor elétrico não utiliza a bateria da moto e sim sua própria unidade de íons de lítio e 3,6 v recarregável e que também seria montada no para-choque.
O design prevê que o componente seja independente, ou seja, pode ser montado na maioria dos braços oscilantes convencionais. Isso ajudaria a Michelin a comercializá-lo como um kit de acessórios fácil de instalar que caberia em uma variedade de modelos.
Se esse para-lama traseiro e suporte de placa não são do seu estilo, a patente também prevê um design alternativo, aplicando a ideia na parte na roda dianteira, com as peças montadas nos garfos, mas reconhece que a configuração na roda traseira seria mais simples.
É o tipo de patente que costumamos ver em fabricantes de motocicletas, não de pneus e nos diz que os engenheiros da Michelin estão pensando fora da caixa. Mas, como sempre, não há garantia alguma de que veremos isso nas lojas um dia.