A Michelin apresentou essa semana uma nova versão de seu ainda recente pneu Road 5, chamada de GT. Como o próprio nome sugere, o composto é específico para motocicletas do estilo sport-touring.
Tendo como base o Road 5, lançado no ano passado, o GT conta com uma carcaça reforçada, que permite ao motociclista usufruir uma maior rigidez em curvas, durabilidade e capacidade de carga resultando em um maior prazer de pilotagem.
Também foi dedicada um cuidado extra ao desempenho em piso molhado, para garantir uma maior estabilidade e melhor eficiência em frenagens, e, assim, poder enfrentar as intempéries climáticas vividas por esse exigente público-alvo.
Concebidos para durar, os canais de escoamento da banda de rodagem ficam mais largos à medida que o pneu se desgasta, o que permite preservar a capacidade de drenagem da água durante toda a vida útil do pneu.
De acordo com uma experiência interna realizada na pista de testes da Michelin em Fontange, na França, o Road 5 GT foi o melhor nos testes comparativos de aderência e frenagem em asfalto molhado, mesmo com a banda de rodagem desgastada em 50%.
A marca francesa fez comparações com os pneus Metzeler Roadtec 01, Dunlop RoadSmart 3, Continental Road Attack 3, Pirelli Angel GT e Bridgestone T30 EVO. A motocicleta utilizada foi uma Suzuki Bandit 1250 montada em pneus de dimensões 120/70ZR17 (dianteiro) e 180/55ZR17 (traseiro).
O novo composto da Michelin é indicado para modelos como, Kawasaki Concours 14, BMW R1250RT, BMW K1600GT, Yamaha FJR 1300 entre outras. O preço ainda não foi divulgado, mas sua comercialização na Europa começa ainda esse mês. A sua chegada ao mercado brasileiro deve acontecer no final do ano.
Michelin Road 5 GT – Medidas disponíveis
Dianteiro: | Traseira: |
120/70 ZR 17 (58W) TL120/70 ZR 18 (58W) TL
|
170/60 ZR 17 (72W) TL180/55 ZR 17 (73W) TL
190/50 ZR 17 (73W) TL 195/55 ZR 17 (75W) TL |