Com o crescimento do segmento Vintage/Retrô, a fabricante alemã Metzeler resolveu disponibilizar versões de 18 polegadas do pneu Racetec RR a fim de suprir essa fatia de mercado. Esse tamanho de aro era o mais utilizado nas décadas passadas.
A oferta visa oferecer um produto de qualidade, não apenas aos proprietários de motocicletas esportivas antigas, mas também fornecer borracha para as cada vez mais numerosas corridas de motos clássicas pelo mundo como, por exemplo, o Classic TT.
Os novos pneus serão nos seguintes tamanhos: 110/80-ZR18 (58W) para o aro dianteiro e 150/65-ZR18 (69W) ou 160/60-ZR18 (70W) para o aro traseiro, as medidas mais comuns da época. A borracha será do tipo K1, o composto mais suave da Metzeler.
A escolha do composto mais macio se deve a compensar a falta de recursos eletrônicos dessas motocicletas, que já possuíam uma potência considerável, superando os 100 cv em muitos casos. Os chassis, também costumavam ser mais flexíveis, aumentando a carga de esforço sobre os pneus.
Dessa forma, os pilotos de motos clássicas agora poderão deixar de adaptar os aros de rodas de suas motocicletas, de 18 polegadas para 17 como vem sendo feito nos últimos anos. A Metzeler, no entanto ainda não informou o preço dos novos pneus e a disponibilidade.