Marc Márquez conquistou hoje (26) a pole position para o Grande Prêmio de Aragón de MotoGP. O espanhol cravou o tempo de 1min46s635 que lhe garantiu a posição de honra, mesmo com um pequeno acidente na última volta válida. Jorge Lorenzo e Andrea Iannone completam a primeira fila.
A pole de Márquez foi de certa forma surpreendente, porque quem vinha pintando como favorito era Lorenzo e a Yamaha, que dominou completamente a sexta-feira (25). No último treino livre (FP4), no entanto, a situação começou a mudar, com Dani Pedrosa assinalando a volta mais rápida, 1min48s058. Valentino Rossi vinha apenas em sexto lugar.
O Q1 começou com a inesperada presença de Andrea Dovizioso, que foi mal na sexta-feira, sendo obrigado a participar da primeira fase da classificação. Como era de se esperar, o italiano começou na frente, com 1min48s513. A Ducati, no entanto, seria surpreendida pela sua equipe satélite Pramac, que com os pilotos, Danilo Petrucci e Yonny Hernandez ofereceriam grande concorrência.
Pilotando a última evolução da moto do ano passado, Ducati GP14.2, Petrucci tirou Dovizioso da frente ao marcar 1min48s409. Seu companheiro de equipe Hernandez não queria ficar atrás e tratou de superá-lo com 1min48s228. Mas, o italiano respondeu na hora, retomando a liderança com o 1min47s853, o suficiente para garanti-lo ao Q2.
A briga entre os pilotos da Pramac foi tão intensa que Dovizioso não teve forças para subir ao Q2, chegando inclusive a abdicar de sua última volta válida. Outra decepção foi a quarta posição e Scott Redding, mais uma vez incapaz de ascender à fase final mesmo pilotando uma Honda RC213V de fábrica.
Lorenzo começou o Q2 na frente, com 1min47s080. Márquez, contudo Marquez logo baixou o recorde da pista com 1min46s635, uma volta que se revelaria insuperável até para o próprio espanhol. que acabaria caindo em seu afã por superar suas próprias marcas. O espanhol, no entanto saiu caminhando do incidente.
A Yamaha também foi pega de surpresa com o baixo rendimento de Rossi. O italiano chegou a estar apenas na oitava posição, conseguindo se recuperar apenas na volta final. A surpresa foi o bom desempenho de Andrea Iannone e Pol Espargaró, que garantiram a terceira e quarta posições respectivamente.
Pedrosa ficou em quinto e Rossi em sexto, a mais de 8 décimos de Márquez. Aleix Espagaró colocou a primeira Suzuki em sétimo, ficando à frente de Cal Crutchlow em oitavo e Petrucci em nono. Bradley Smith fechou os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo para o GP de Aragón.