O mercado brasileiro de motocicletas pode se orgulhar de estar em um ótimo patamar de crescimento nos primeiros meses de 2025. O mesmo não acontece no resto do mundo.
De acordo com o Motorcycles Data, organização independente que reúne os registros de emplacamentos de mais de 90 países, o início de 2025 foi novamente surpreendente para o mercado de veículos de duas rodas, que registrou um aumento de 9% sobre o ano anterior, que já havia sido bom.
Nos quatro primeiros meses do ano, foram emplacadas 654.402 unidades de motocicletas, enquanto que o segmento de scooters acelerou ainda mais e já cresceu 10,5% neste ano. Nada mal para um país que em 2018 fechava o ano inteiro com menos de 1 milhão de unidade registradas.
A situação é bem diferente nos Estados Unidos. O país economicamente mais forte do mundo vive um franco declínio do segmento de duas rodas já há alguns anos e não consegue reverter o quadro. As vendas acumuladas em março foram de 108.888 unidades (-10,6%), o pior início da última década.
Os efeitos inflacionários das tarifas impostas por Donald Trump já começam a se fazer notar, com o comércio desacelerando no final deste ano e no próximo. Eles preveem que as importações crescerão apenas 1,8% em 2025 e 0,9% em 2026 e as exportações 0,7% em 2025 e 1% em 2026.
Na Europa, a situação não é muito diferente. Após cinco períodos de crescimento consecutivos entre 2020 e 2024, as vendas gerais no primeiro trimestre de 2025 despencaram -15,5%. O objetivo, no momento, é diluir o forte estoque de veículos registrados pelos revendedores.
Com o objetivo de esgotar todos os veículos pré-registrados em estoque, os fabricantes não conseguiram começar o novo ano de forma positiva e o primeiro trimestre foi encerrado com 321.054 vendas, antecipando um ano não muito positivo.
O maior mercado da Europa ainda é a Itália, com queda de -13,3%. O segundo maior mercado neste trimestre foi a Espanha, graças a uma perda de apenas -0,5%. A França viu uma queda de -25,8%, o Reino Unido de -26% e a Alemanha de -31,8%!
As vendas devem estar boas na Índia, atualmente o maior país consumidor de motos no mundo, certo? Na verdade não. As vendas caíram acentuadamente (-16,7%), muito disso devido à queda relatada pela Hero, que fez uma parada programada na sua fábrica para manutenções.
Relativamente protegida contra as tarifas impostas pelo governo Trump, a previsão é de que a economia indiana cresça 6,6% em 2025, impulsionada principalmente pelo forte investimento público e pela resiliência do consumo privado.