A Comissão dos Grandes Prêmios, anunciou hoje (29) que mensagens de texto no painel das motos estarão permitidas na MotoGP a partir da temporada 2018. A introdução promete aumentar a segurança e mudar a dinâmica das corridas.
Já utilizada algumas vezes em caráter experimental, a tecnologia visa notificar os pilotos com mensagens de segurança e luzes de aviso diretamente da equipe e Direção de Corrida sobre acontecimentos importantes ao redor do circuito.
Embora não tenha se falado exatamente que tipo de mensagens seriam essas, a Comissão dos Grandes Prêmios apenas disse que estão permitidas qualquer mensagem, desde tempos de volta até instruções de segurança e informações de corrida.
A medida promete aumentar a importância da estratégia na MotoGP, já que o piloto passa a ser informado em tempo real sobre o que acontece a sua volta, de uma forma mais eficaz que nas placas: “Sim, eu concordo, é bom… porque sempre tomo a decisão errada (risos), então talvez com mensagem no painel fique mais fácil“, disse Valentino Rossi quando questionado sobre o assunto no ano passado.
Se por um lado as mensagens são bem vindas, por outro sua introdução também foi muito contestada, com o temor de que as corridas se tornem previsíveis como na Fórmula 1, onde o piloto tem contato direto com a equipe. A MotoGP e a Moto3 terão a novidade já em 2018, enquanto a Moto2 terá em 2019.