Ao contrário do que se imaginava, Marco Melandri ainda não está a fim de se aposentar. Segundo a imprensa britânica, o italiano negocia com a equipe Ducati para ocupar a vaga atualmente nas mãos de Davide Giugliano.
Para 2017, a equipe deve continuar contando com Chaz Davies como primeiro piloto, contudo a presença de um italiano na segunda moto é bem recebida, principalmente pelo patrocinador principal da Ducati, a empresa de hospedagem de sites Aruba.it.
Também pesa a favor de Melandri o fato de falar italiano e, com isso, se relacionar bem com os engenheiros de Bolonha, ao contrário dos outros dois pretendentes, que são o holandês Michael van der Mark e o irlandês Eugene Laverty.
Laverty, que atualmente está na MotoGP, competindo com motos Ducati na equipe Aspar já disse que almeja mais do que disputar posições intermediárias. Integrar uma das principais equipes do World Superbike resolveria esse problema, mas não falar italiano estaria sendo um empecilho nas negociações.
Se obter sucesso, Melandri estaria voltando ao World Superbike, certame onde estava com a Aprilia até 2015, onde viu-se forçado à migrar com a equipe para o projeto de MotoGP contra a sua vontade. As duas partes romperam relações dias antes do GP da Alemanha do ano passado. Em seu lugar, entrou o alemão Stefan Bradl.