Recém-contratado pela Ducati para competir na próxima temporada do World Superbike, Marco Melandri não quis perder tempo e já tratou de experimentar a motocicleta que irá utilizar, uma Panigale R.
Melandri foi até o Circuito de Adria na Itália e pilotou um modelo completamente standard, como é vendida nas concessionárias. No entanto, já foi o bastante para o italiano ficar bastante impressionado. “A primeira impressão foi incrível“, garantiu ao retornar aos boxes.
Melandri não participa de uma corrida desde o GP da Holanda de MotoGP do ano passado, com a Aprilia. O piloto de 34 anos e a marca de Noale optaram por se separar dias antes da próxima etapa, o GP da Alemanha em Sachsenring.
Desde então, Melandri voltou novamente suas atenções ao World Superbike, chegando a flertar com a recém-criada equipe Yamaha. O italiano também ensaiou um retorno pela MV Agusta antes de desistir na pré-temporada.
Em 2017, Melandri entra no lugar do conterrâneo Davide Giugliano e será companheiro do veloz Chaz Davies, o primeiro piloto. Contudo, essa não é a primeira vez que Melandri pilotará pela Ducati. Em 2008, o italiano correu pela equipe na MotoGP, ao lado de Casey Stoner.