A Aprilia emitiu um comunicado de imprensa nessa quarta-feira (8) informando que Marco Melandri está fora da equipe e já não participará do GP da Alemanha em Sachsenring. Sua vaga será ocupada pelo piloto de testes, Michael Laverty.
Segundo a nota, Melandri e a Aprilia chegaram a um acordo mútuo para encerrar o contrato e as obrigações entre as partes. O curto informativo finaliza com a marca de Noale desejando “tudo de melhor” ao piloto no futuro.
A saída de Melandri, no entanto, já era esperada. Desde a pré-temporada era visível seu descontentamento, que deixou (contra sua própria vontade) o World Superbike para desenvolver o projeto de MotoGP da Aprilia. A montadora antecipou seu retorno ao Mundial de 2016 para 2015.
Melandri, que sempre ocupou as últimas posições, criticava abertamente a moto e foi totalmente ofuscado pelo companheiro de equipe Álvaro Bautista. O espanhol assumiu a liderança do projeto e a diferença de desempenho entre eles foi abissal: na última corrida, em Assen chegou à 1s640.
Ainda não se sabe com certeza o destino de Melandri, mas fontes confiáveis apontam em um retorno ao World Superbike, com a Yamaha. A marca dos diapasões voltará a ter uma equipe oficial no certame, a partir do ano que vem e Melandri já correu por eles na MotoGP durante a década de 2000.
Laverty será o substituto provisório
A Aprilia já escolheu o substituto de Melandri: será o piloto de testes Michael Laverty. O britânico confirmou ao site Motorcycle News que estará participando do Grande Prêmio da Alemanha em Sachsenring, se mostrando “muito ansioso” pela oportunidade.
“Estou animado por estar de volta à MotoGP no GP da Alemanha. Competir contra esses caras é uma tarefa difícil, mas estou curtindo a oportunidade. Eu estive atuando com a equipe de testes da Aprilia, por isso estou confortável com a RS-GP e os pneus Bridgestone. Bautista pilotou fortemente nesta primeira metade da temporada e testemunhei um grande trabalho de desenvolvimento da equipe de teste. Já estou ansioso para fazer parte da equipe de corridas.” (Michael Laverty)
Laverty, de 34 anos competiu nas duas últimas temporadas da MotoGP com a equipe PBM. Em 2015 migrou para o campeonato britânico (British Superbike) com a Tyco BMW, o que acarreta em um conflito de agendas: a etapa final acontece em 18 de outubro, mesmo dia do GP da Austrália de MotoGP.
Essa é a terceira alteração entre os pilotos da MotoGP para o Grande Prêmio da Alemanha. Além de Melandri, também não participarão Karel Abraham e Stefan Bradl, devido à contusões. A etapa acontece no próximo domingo, 12 de julho.