Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • MotoGP

Mecânico-Chefe da Yamaha compara Viñales e Lorenzo sob pressão: “eles explodem”

Lucas Carioli 4 de maio de 2018


O chefe dos mecânicos da Yamaha Ramón Forcada fez uma análise entre Maverick Viñales e o piloto que o antecedeu, Jorge Lorenzo. O técnico revelou que os dois tendem a “explodir” quando as coisas não vão bem.

ramon-forcada
Forcada: olhar analítico sobre seus pilotos. (LAT)

“Quando as coisas não estão indo bem, Lorenzo e Maverick explodem“, revelou Forcada em entrevista ao On Track Off Road. “Às vezes, antes de entrar na moto, dizemos: ‘vamos tentar isso e fazer esse outro’, mas se o resultado é ruim, ele fica irritado e então tudo fica fora de controle“, conta sobre Viñales, com a qual trabalha diretamente.

Forcada, no entanto, faz uma ressalva, afirmando que esse estado de espírito pode ser positivo para reagir à adversidades: “Às vezes é bom ser agressivo, porque você tem situações em que você realmente precisa atacar, então, novamente, é preciso encontrar um equilíbrio“.

Viñales substituiu Lorenzo na Yamaha no início de 2017 com uma performance arrasadora, vencendo as duas primeiras corridas da temporada. Contudo, com o passar do tempo, o espanhol foi perdendo o bom sentimento com a moto e sua última vitória aconteceu há quase um ano, na França. Forcada explica que o piloto não se adaptou às mudanças nos compostos promovida pela Michelin após o GP de Itália.

jorge-lorenzo-e-ramon-forcada
Yamaha atual ainda mantém o estilo de pilotagem de Lorenzo. (MotoGP)

“Naquela época, o piloto tinha que escolher quais eram os melhores pneus, o que não é fácil, porque normalmente não é preto ou branco, às vezes você pode consertar alguns problemas, mas talvez pode perder mais alguma coisa na moto“, explica Forcada. “Então, para o piloto, é importante entender o que vamos ganhar e o que vamos perder para alcançar o equilíbrio“.

O catalão também afirma que a falta de experiência de Viñales pesou: “Para os jovens pilotos é difícil, porque na Moto2 e Moto3 não se tem muita experiência com isso, nem com o motor, porque eles não mexem muito“, relembra Forcada. “Às vezes é difícil controlar tudo. Não basta entender só um ponto, é preciso compreender toda a moto, sabendo o quanto você vai ganhar no início da corrida e quanto você vai perder no final“.

Por fim, Forcada confessa que a Yamaha YZR-M1 atual ainda possui o DNA de Lorenzo: “A filosofia da moto é feita para o estilo de Lorenzo. Um piloto com estilo de frenagem forte e que não se assusta com o movimento da moto, tem mais problemas com ela“, aponta. “Lorenzo sempre era muito, muito suave e a moto parecia não se mexer. Ele reclamava quando a moto estava se jogando, mas comparado à outras era quase nada. Agora, se o piloto tem um estilo agressivo, é muito mais difícil conseguir esse tipo de giro por curva“, conclui.


Tags: Jorge Lorenzo Maverick Viñales MotoGP Movistar Yamaha MotoGP Ramon Forcada

Continue Reading

Previous: Granado mais confiante com 1º etapa na Europa: “temos mais dados para se basear”
Next: Insatisfeito, Rossi cobra reação da Yamaha

Leia também

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil
  • MotoGP

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil

25 de julho de 2025
GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires
  • MotoGP

GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires

22 de julho de 2025
Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa
  • MotoGP

Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa

20 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.