Max Biaggi é agora oficialmente uma lenda da MotoGP. O piloto italiano, quatro vezes campeão nas 250cc e duas vezes no WorldSBK recebeu hoje (27) o título no primeiro dia de atividades para o GP da Itália.
O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, entregou a Biaggi a sua medalha de lenda com muitos rostos famosos do paddock presentes e, inclusive, até uma mensagem em vídeo muito especial enviada pelo Príncipe Albert II de Mônaco, onde o ex-piloto mora até hoje.
“Em primeiro lugar, obrigado a todos por terem vindo. Este é um dia muito especial para mim e, em primeiro lugar, preciso agradecer a Carmelo e Dorna, que fazem isso acontecer, porque, sem eles, nada era possível, então muito obrigado, Carmelo“, disse Biaggi.
“Em segundo lugar, quero agradecer a todos que fazem isso acontecer, todo o trabalho dos fabricantes no passado, começando pela Aprilia, Honda, Yamaha, e todas as pessoas que estão aqui são basicamente os aqueles que me apoiaram o tempo todo, em situações diferentes, nos dias bons e nos dias ruins. Então, estou orgulhoso que todos vieram, para mim, isso significa muito, porque a vida continua depois das corridas“, adicionou.
“Foi há dois anos que decidimos nomear Max como Lenda da MotoGP, mas infelizmente a pandemia e o resto das coisas não nos permitiu fazê-lo de forma adequada. Esta é uma cerimônia que fazemos sem máscaras, com todo mundo feliz, e acho que o tempo que esperamos para fazer isso foi razoável“, disse Ezpeleta.
“Max tem sido claramente uma grande lenda da MotoGP. Hoje é um chefe de equipe bem-sucedido e está ensinando outros pilotos a chegar lá. Por todas essas razões, acho muito importante hoje nomear Max como uma lenda do MotoGP, e estou muito orgulhoso disso“, encerrou o líder da Dorna.
Biaggi era o principal nome do motociclismo italiano nos anos 1990, Com quatro títulos consecutivos nas 250cc (1994, 1995,1996 e 1997), o romano estreou com muita pompa nas 500cc e só não foi campeão na Categoria Rainha em 2001 porque em seu caminho estava um certo Valentino Rossi. Os dois tiveram uma rivalidade histórica.
Conhecido pela língua afiada e pelo comportamento às vezes até explosivo, Biaggi conquistou 13 vitórias e 23 poles nas 500cc/MotoGP. Sem lugar, na Categoria Rainha, ele foi para o Mundial de Superbike em 2007, onde mais 21 triunfos, além dos títulos de 2010 e 2012 com a Aprilia.