Em uma recente entrevista, Max Biaggi relembrou as batalhas que teve com Valentino Rossi. Os dois italianos tiveram uma rivalidade ferrenha nos últimos anos das 500cc e início da era MotoGP.
Conversando com a BBC Sport, Biaggi pela primeira vez se mostrou nostálgico e não rancoroso ao se referir à Rossi. Com quatro títulos nas 250cc, o Doutor foi o único piloto a impedir que Biaggi chegasse ao sonhado título na Categoria Rainha, o que acabou nunca acontecendo.
“Competimos muitas temporadas e éramos rivais. Éramos do mesmo país, e isso sempre transforma a rivalidade em algo muito real”, relembra Biaggi. “Quando estava na pista com ele, nunca sabia como ia acabar. Ele nunca teve muitos pontos fracos, sempre foi ótimo competir contra adversários tão talentosos. Ele era capaz de se adaptar a diferentes estilos de pilotagem, muito forte na frenagem, e também não era ruim no molhado“, analisou.
No duelo corpo a corpo, no entanto, Biaggi ainda faz ressalvas que Rossi não era dos mais limpos: “Ele não era o mais limpo dos pilotos por que seu estilo não era o mais limpo“, destaca, antes de amenizar: “Mas conseguiu alcançar excelentes resultados durante cerca de 20 anos“.
“Lembro-me na Austrália, onde ele me derrotou por 13 milésimos“, lamenta Biaggi, referindo-se à decisão do título de 2001. “Mas foi uma corrida fantástica. Não esperava que me ultrapassasse na última volta, terminei em segundo por muito pouco. Este tipo de corrida dava muita adrenalina, mesmo num dia ruim como aquele acabou sendo fantástico. Milhares de pessoas puderam ver e desfrutar daquela grande batalha“, suspira o romano.
Essa rivalidade, que chegou ao ponto dos dois mal conseguirem se cumprimentar, finalmente foi esquecida. Rossi convidou Biaggi para uma corrida no seu rancho em que compareceram Jorge Lorenzo e outros pilotos, no último fim de semana. Max não pôde comparecer devido a um evento de gala da FIM em Mônaco no mesmo dia.