Não há mais solução para a Marzocchi. A tradicional marca de suspensões italiana irá definitivamente fechar as portas até o final do ano. Quem fez o anúncio oficial foi sua atual proprietária, Tenneco Inc.
A Tenneco já havia anunciado essa intenção em abril, mas desde então, esforços sindicais tentaram achar, em vão, uma maneira de deixar a Marzocchi na ativa. O fim da empresa desemprega 127 funcionários na sede em Bolonha, além de outros na América do Norte e Taiwan.
“Lamentamos sinceramente o impacto que essas ações terão sobre os nossos funcionários da Tenneco Marzocchi, e agradecemos-lhes por seus incansáveis esforços para melhorar o desempenho e reduzir custos. Infelizmente, não foi suficiente para superar os contínuos desafios do mercado de duas rodas. Estamos empenhados em trabalhar com representantes dos empregados e com nossos clientes para fazer a transição tão suave quanto possível.” (Brian Kesseler, CEO da Tenneco Inc)
A Marzocchi fabricava elementos de suspensão para bicicletas e motocicletas. Uma de suas principais usuárias era a MV Agusta. No entanto, a marca já vinha operando no vermelho há algum tempo e uma nova estratégia de negócios foi incapaz de mudar essa posição.
A Tenneco também informou que irá economizar cerca de 7 milhões por ano, fechando a Marzocchi. Não está claro o quanto a empresa norte-americana fará vendendo os ativos dos italianos, mas eles esperam gastar $ 27 milhões de dólares no processo de encerramento da marca.