A Marzocchi, conhecida fabricante italiana de suspensões anunciou uma nova parceria com a chinesa QJ Motors. Elas irão instalar uma nova unidade de produção na China.
Operando no vermelho quando era de propriedade da Tenecco, a Marzocchi chegou a fechar as portas em 2015, antes de ser comprada pela VRM S.P.A, uma fornecedora de materiais para a indústria italiana. Pelo jeito, nova controladora, não quis saber de patriotismo e buscou as melhores formas de fabricação e distribuição.
“Quando compramos a Marzocchi, o faturamento era de 8 milhões por ano”, observou o CEO da VRM, Florenzo Vanzetto. “Hoje tem um faturamento de 32 milhões e está crescendo cada vez mais com novos projetos e novas parcerias. Dentro da divisão automotiva da VRM, está se tornando o negócio principal.”
Sua parceria com a Zheijang Mazhuoke Machinery Manufacturing (empresa controladora da QJ Motors e um dos maiores fabricantes de máquinas de duas rodas do mundo) prevê uma nova unidade de produção na província chinesa de Zhejiang, ao sul de Xangai, capaz de fabricar garfos e amortecedores de última geração.
Bom para ambas as partes, o acordo tem como objetivo abastecer o mercado interno e também para exportação (lembre-se que a QJ Motors também é proprietária da Benelli) enquanto a pesquisa e desenvolvimento ainda serão conduzidos na sede da Marzocchi em Bolonha, na Itália.
Está muito difícil para as fabricantes europeias se sustentarem sozinhas nos últimos anos. Com o euro valorizado e a mão de obra mais cara, a solução para manter os preços acessíveis tem sido transferir a produção para mercados emergentes – notadamente China e Índia, os maiores produtores de componentes da atualidade.