Jorge Martin venceu hoje (27) a Sprint Race do GP da Espanha de MotoGP em Jerez. O espanhol sobreviveu a uma verdadeira enxurrada de acidentes, que levou Pecco Bagnaia e Marc Márquez enquanto vinha na liderança.
Márquez (Gresini Racing) assegurou sua primeira pole position pela Ducati e parecia que iria celebrar na Sprint Race a sua primeira vitória. Mas as coisas não saíram conforme o planejado para o espanhol desde a largada, quando perdeu a liderança para Brad Binder (KTM) e Martin (Pramac Ducati).
Martin e Márquez não demoraram para se livrar de Binder e se distanciar na frente. Mais atrás, Bagnaia (Ducati) também tentou superá-lo, junto com Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) e o três chegaram juntos na primeira curva. Pior para o campeão do mundo, que acabou no chão e fora da prova.
Na frente, Martin deu uma pequena escorregada na sétima volta, o que possibilitou Márquez encostar e ultrapassá-lo algumas curvas a diante. Mas algo de estranho começou a acontecer com a pista ou os pneus. Vários pilotos começaram a cair ao mesmo tempo.
Alex Márquez (Gresini Ducati) Binder e Bastianini (Ducati), que estavam em terceiro, quarto e quinto lugares, caíram todos juntos na mesma Curva 5, sem qualquer relação um com o outro. Algumas curvas a diante, foi a vez do próprio Marc Márquez cair, mas acabou voltando.
Na volta seguinte, foi a vez de Maverick Viñales (Aprilia) ir ao chão quando ocupava a terceira posição. Muitos outros pilotos, como Aleix Espargaró (Aprilia), Alex Rins (Yamaha), Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) e Stefan Bradl (Honda) caíram em momentos diferentes da corrida.
Com todas essas alterações, Martin apenas se preocupou em permanecer de pé e cruzar a linha de chegada em primeiro, após 12 voltas. Acosta (GasGas), que vinha em sexto, cruzou em segundo, com Fabio Quartararo (Yamaha) e Dani Pedrosa (KTM) poucos milésimos atrás.
Johann Zarco (LCR Honda) vinha em uma insólita quinta posição até a última curva da última volta, quando Franco Morbidelli (Pramac Ducati) mergulhou por dentro e tomou-lhe o lugar. O francês perdeu o controle da sua moto e também acabou caindo.
Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) herdou a sexta posição, com Márquez ainda conseguindo cruzar em sétimo, a frente de Augusto Fernandez (GasGas), Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) e Joan Mir (Repsol Honda), que fechou os 10 primeiros. 14 pilotos caíram.
Com os resultados, Martin abriu ainda mais na liderança do campeonato. O espanhol agora tem 92 pontos contra 63 de Pedro Acosta, que assumiu a segunda posição. Bastianini é terceiro com 59, Viñales quarto com 56 e Bagnaia apenas quinto com 50.
ATUALIZAÇÃO: Dani Pedrosa (KTM) foi promovido a terceira posição devido a uma penalidade imposta a Fabio Quartararo (Yamaha), que não estaria com a pressão dos pneus nos limites regulamentares.
GP da Espanha de MotoGP – Sprint Race
- Jorge Martín (ESP), Ducati, 12 voltas em 19min52s682
- Pedro Acosta (ESP), KTM, +2,970 seg
- Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +7,052
- Dani Pedrosa (ESP), KTM, +7,102
- Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +8,481
- Raúl Fernández (ESP), Aprilia, +15,882
- Marc Márquez (ESP), Ducati, +18,131
- Augusto Fernández (ESP), KTM, +18,278
- Miguel Oliveira (POR), Aprilia, +18,418
- Joan Mir (ESP), Honda, +18,553
- Takaaki Nakagami (JAP), Honda, +21,136
- Johann Zarco (FRA), Honda, +21,948
- Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +23,478
- Jack Miller (AUS), KTM, +37,901
- Alex Rins (ESP), Yamaha, +1:02,288 min
- Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, +1:22,979
Não completaram
– Luca Marini (ITA), Honda, a 1 volta do final
– Stefan Bradl (ALE), Honda, a 1 volta
– Maverick Viñales (ESP), Aprilia, a 3 voltas
– Marco Bezzecchi (ITA), Ducati, a 4 voltas
– Alex Márquez (ESP), Ducati, a 4 voltas
– Brad Binder (ZA), KTM, a 4 voltas
– Enea Bastianini (ITA), Ducati, a 4 voltas
– Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, a 10 voltas
– Aleix Espargaró (ESP), Aprilia, a 12 voltas