Jorge Martin venceu hoje (12) o Grande Prêmio da França de MotoGP no circuito de Le Mans. O espanhol ultrapassou Pecco Bagnaia, que ainda foi superado por Marc Márquez na última volta.
Martin (Pramac Ducati) foi o mais rápido em praticamente todos os treinos e assegurou com facilidade a pole position. Mas o espanhol perdeu a liderança para Bagnaia (Ducati) na largada, acompanhando o ritmo do campeão de perto por muitas voltas.
Márquez (Gresini Ducati), enquanto isso, conseguiu apenas a 13ª posição no grid, mas já na primeira volta estava na oitava posição. Ajudado pelas quedas de Pedro Acosta (GasGas) e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati), o octacampeão rapidamente alcançou os primeiros colocados.
Bagnaia conseguiu sustentar a liderança até a 21ª volta, quando Martin passou. A essa altura, Márquez já era terceiro, graças a ultrapassagens sobre Maverick Viñales (Aprilia), erros e punições a Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) e Enea Bastianini (Ducati).
Mas apesar de ter conseguido a ultrapassagem, Martin não abriu na liderança. Bagnaia permaneceu próximo e, com isso, Márquez não demorou a se aproximar, enriquecendo a briga pela vitória a uma batalha a três. Viñales vinha mais atrás e sentia a aproximação de Bastainini.
Ao abrirem a última volta, os três estavam colados. Martin apresentava uma pilotagem irregular e isso acabou atrapalhando Bagnaia, que foi ultrapassado por Márquez sem chances de revide. Martin, porém conseguiu cruzar a linha de chegada com apenas 0s446 de vantagem.
A quarta posição ficou com Bastianini, que passou Viñales na penúltima volta. Di Giannantonio ficou em sexto e Franco Morbidelli (Pramac Ducati) em sétimo. Depois de um péssimo final de semana, Brad Binder (KTM) pode se dar por satisfeito por terminar a corrida em oitavo.
Aleix Espargaró chegou a andar em terceiro nos primeiros estágios da corrida, mas lentamente foi ficando para trás até concluir em nono lugar. Fabio Quartararo (Yamaha) fazia uma incrível corrida e chegou a estar em sexto, mas acabou caindo na 17ª e ficou de fora.
Agora, Martin tem 129 pontos na liderança do campeonato e Bagnaia volta para a segunda posição com 91. Marc Márquez pulou de sexto para terceiro com 89 pontos, igualando-se a Enea Bastianini (89) e superando Maverick Viñales, com 81 pontos.
GP da França – Classificação Final
- Jorge Martín (E), Ducati, 27 voltas em 41:23,709 min
- Marc Márquez (E), Ducati, +0,446 seg
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, +0,585
- Enea Bastianini (I), Ducati, +2,206
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +4,053
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +9,480
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +9,868
- Brad Binder (ZA), KTM, +10,353
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +11,392
- Alex Márquez (E), Ducati, +13,442
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +24,201
- Johann Zarco (F), Honda, +26,809
- Augusto Fernández (E), KTM, +27,426
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +30,026
- Alex Rins (E), Yamaha, +30,936
- Luca Marini (I), Honda, +40,000
Não completaram
– Jack Miller (AUS), KTM, 11 voltas atrás
– Fabio Quartararo (F), Yamaha, 11 voltas atrás
– Miguel Oliveira (P), Aprilia, 11 voltas atrás
– Joan Mir (E), Honda, 13 voltas atrás
– Marco Bezzecchi (I), Ducati, 24 voltas atrás
– Pedro Acosta (E), KTM, 25 voltas atrás