Jorge Martin venceu hoje (18) o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP no circuito de Sachsenring. O espanhol realizou uma disputa sensacional com Pecco Bagnaia que durou até a linha de chegada. Marc Márquez decidiu não correr.
Márquez (Repsol Honda) teve mais uma queda, a quinta no fim de semana durante o WarmUp, quando sofreu um violento highside e fraturou o polegar da mão esquerda. Mesmo liberado pelos médicos a participar, o octacampeão preferiu não se arriscar mais.
Na largada, Jack Miller (KTM), mais uma vez disparou na ponta, mas o australiano quase perdeu o controle na descida para a cascata permitindo a ultrapassagem de Bagnaia (Ducati), Luca Marini (VR46) e Martin (Pramac). Os três cruzaram a primeira volta já na liderança.
Assim como fizera na Sprint Race, Martin tinha um grande ritmo e não teve dificuldades para ultrapassar Marini e Bagnaia tomando a ponta na terceira volta. Miller, por outro lado, ficava para trás e perdia posições para Brad Binder (KTM), Johann Zarco (Pramac) e Marco Bezzecchi (VR46).
Martin chegou a abrir um segundo de vantagem para Bagnaia na primeira metade da corrida e parecia que iria vencer facilmente. Bagnaia, por sua vez, chegou a ficar na alça de mira de Marini. O campeão mundial, no entanto, manteve a calma e pouco a pouco começou a reverter a situação.
Na metade da corrida, Bagnaia começou a reduzir novamente a diferença que o separava de Martin. Os dois passaram a abrir uma grande vantagem para os demais, demonstrando, mais uma vez, o nível de excelência técnica que atingiu a Ducati GP23.
Enquanto isso, Marini, pilotando uma GP22, não conseguiu resistir à Binder que tomou-lhe o terceiro lugar. O sul-africano, no entanto, acabaria caindo na sequência de curvas à esquerda, algumas voltas mais tarde, e precisou ser levado ao centro médico.
Restando 12 voltas para o final, Bagnaia colou em Martin e começava aí a grande batalha da corrida. Os dois corriam próximos, a poucos centímetros um do outro, e muito a frente dos demais, quando o italiano conseguiu a ultrapassagem na descida da cascata.
Martin, no entanto, permaneceu colado e três voltas mais tarde reassumiu a ponta. Os dois chegam a se encostar nas últimas curvas, mas o espanhol conseguiu manter-se na ponta até cruzar a linha de chegada, meros 0s064 a frente de Bagnaia.
Zarco completou a prova em terceiro, Bezzecchi conseguiu superar Marini e ficou em quarto. Miller reduziu o ritmo e cruzou em sexto, assim como Alex Márquez (Gresini) em sétimo. Enea Bastianini (Ducati), Fabio Di Giannantonio (Gresini) e Miguel Oliveira (RNF Aprilia) completaram o top 10.
GP da Alemanha – Classificação Final
- Jorge Martin, Ducati, 30 voltas em 40:52,449 min
- Pecco Bagnaia, Ducati, +0,064 seg
- Johann Zarco, Ducati, +7,013
- Marco Bezzecchi, Ducati, +8,430
- Luca Marini, Ducati, +11,679
- Jack Miller, KTM, +11,904
- Alex Márquez, Ducati, +14,040
- Enea Bastianini, Ducati, +14,859
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, +17,061
- Miguel Oliveira, Aprilia, +19,648
- Augusto Fernández, KTM, +19,997
- Franco Morbidelli, Yamaha, +22,949
- Fabio Quartararo, Yamaha, +25,117
- Takaaki Nakagami, Honda, +25,327
- Raúl Fernández, Aprilia, +25,503
- Aleix Espargaró, Aprilia, +28,543
- Jonas Folger, KTM, +48,962