Guy Martin tentará quebrar o recorde de velocidade em duas rodas no famoso deserto de sal de Bonneville, no estado norte-americano de Utah. O popular piloto britânico utilizará uma Triumph streamliner, especialmente preparada para o evento.
O desafio será filmado para um novo documentário britânico protagonizado por Martin, que além de ser um piloto vitorioso, também tem talento em frente às câmeras, estrelando programas como, “Speed with Guy Martin”, “Our Guy in India”, “Guy Martin’s Spitfire”, entre outros.
A empreitada é uma tentativa de trazer o recorde de volta para a Triumph (e para a Inglaterra) depois de uma ausência de 45 anos. A marca dominou o deserto entre 1955 e 1970, com a exceção de um breve período de 33 dias.
Os protótipos streamliners que foram utilizados naqueles anos, como Devil’s Arrow, Texas Cee-gar, Dudek Streamliner e Gyronaut X1 alcançaram velocidades de até 395,28 km/h. Hoje, no entanto, o recorde é de 605,697 km/h, estabelecido por Rocky Robinson em 2010.
Para o evento desse ano, Martin pilotará uma Triumph Rocket, que possui um chassi de carbono e kevlar, com dois motores turbinados, capazes de render cerca de 1000 cv, cada um. Alimentado por metanol, a moto vai competir na categoria Divisão C, para motocicletas streamliners. A tentativa acontecerá entre 23 e 27 de agosto.
A ligação da Triumph com o deserto de Bonneville ficou eternizada quando a companhia batizou uma de suas motos com esse nome, em homenagem ao recorde de 311,762 km/h estabelecido por Johnny Allen em setembro de 1955. A primeira Bonneville T120 foi posta a venda em 1959.