Johann Zarco venceu hoje (21) a sua primeira corrida de MotoGP em um espetacular GP da Austrália em Phillip Island. O francês assumiu a ponta na última volta depois que seu companheiro de equipe Jorge Martin ficou sem pneus. Pecco Bagnaia e Fabio Di Giannantonio completaram o pódio.

Depois de voar baixo e conquistar facilmente a pole position, Martin (Pramac) era o franco favorito para vencer a corrida e assim foi, durante quase todo o percurso. O espanhol manteve a ponta na largada sem dar chances a Brad Binder (KTM) e Bagnaia (Ducati).
Nas primeiras voltas, Martin disparou na ponta, seguido de Binder, Di Giannantonio (Gresini), Bagnaia e Zarco (Pramac). Marc Márquez (Honda) e Jack Miller (KTM) bem que tentaram, mas não conseguiram acompanhar o ritmo dos ponteiros e rapidamente ficaram para trás.
Enquanto Martin corria tranquilo à frente, Di Giannantonio começou a se aproximar de Binder, na segunda posição. Bagnaia parecia ter problemas e tinha dificuldades para conter Zarco. Os quatro formaram um grupo de pilotos, bem a frente dos demais.
Martin chegou a ter 3,4 segundos de vantagem na liderança na metade da corrida, mas então lentamente começou a perder terreno. O espanhol havia escolhido correr com pneus macios em ambas as rodas, escolha que cobrava o seu preço.
Enquanto isso, a disputa mais atrás vinha quente. Di Giannantonio chegou a passar Binder, antes do sul-africano recuperar o segundo lugar algumas voltas depois. Zarco, por sua vez, superou Bagnaia e partiu para o ataque das primeiras posições.
O que se seguiu foi uma eletrizante disputa de posições: Zarco passou Di Giannantonio e Binder para ficar em segundo. Bagnaia também superou os dois e se viu em terceiro. Em poucas curvas, Binder, que era segundo, recuou para quinto.
Martin parecia ter a corrida sob controle até a última volta quando a diferença despencou vertiginosamente para meros dois décimos. Os seus pneus acabaram completamente. Na sequência de curvas, o espanhol perdeu posições para todos que vinham imediatamente atrás.
Zarco cruzou a linha de chegada dois décimos a frente de Bagnaia, a sua primeira vitória no Campeonato Mundial desde quando foi campeão na Moto2 em 2016! Di Giannantonio cruzou em terceiro conquistando o seu primeiro pódio na MotoGP.
Binder ficou em quarto e Martin apenas em quinto, o que fez a diferença no campeonato aumentar para 27 pontos. Marco Bezzecchi (VR46) também fez várias ultrapassagens nas últimas voltas para ficar em sexto, a frente de Miller, Aleix Espargaró (Aprilia), Alex Márquez (Gresini) e Enea Bastianini (Ducati).
GP da Austrália – Classificação Final
- Johann Zarco, Ducati, 27 voltas em 40:39,446 min
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,201seg
- Fabio Di Giannatonio, Ducati, + 0,477
- Brad Binder, KTM, + 0,816
- Jorge Martin, Ducati, + 1,008
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 8,827
- Jack Miller, KTM, + 9,283
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 9,387
- Alex Márquez, Ducati, + 9,696
- Enea Bastianini, Ducati, + 12,523
- Maverick Viñales, Aprilia, + 13,992
- Luca Marini, Ducati, + 17,078
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 19,443
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 20,949
- Marc Márquez, Honda, + 21,118
- Raúl Fernández, Aprilia, + 32,538
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 37,663
- Pol Espargaró, KTM, + 37,668
- Takaaki Nakagami, Honda, + 37,758