Guy Martin e John McGuinness não serão companheiros de equipe apenas na Honda Racing, mas também da Mugen Shinden, equipe que vai alinhar duas motos elétricas no Troféu Turista da Ilha de Man em junho. Na semana passada, a dupla foi ao Japão testar os modelos.
O teste aconteceu na pista de Sodegaura Forest Raceway. McGuinnes já acumula duas vitórias na classe de motos elétricas “TT Zero” (2014/15), mas não pode andar muito graças à um polegar deslocado em outro teste em Castle Combe, dias antes.
Coube então à Martin realizar a maior parte dos testes, embora o britânico tivesse, até então, pilotado uma moto elétrica apenas uma vez na carreira. Aconteceu em 2015, quando substituiu William Dunlop, lesionado nos treinos do TT e chegou à vitória.
“É bem suave de pilotar“, disse Martin ao Motorcycle News, após as primeira voltas com a Shinden 6. “Eu não esperava nada da Mugen, mas eu sabia que seria pesada e realmente é“, admite. “É muito peso para ficar parado, um quarto de tonelada e este circuito é do tipo ‘para e acelera‘”, explicou.
Martin está voltando às corridas de estrada após um tirar um ano sabático dedicando-se a outros projetos. No entanto, o piloto parece não ter encontrado dificuldades para se comunicar com os engenheiros japoneses da Mugen: “temos um bom tradutor”, contou.