Jorge Martin venceu hoje (11) a Sprint Race do GP da França de MotoGP em Le Mans. O espanhol liderou a corrida curta de ponta a ponta e abriu na liderança do campeonato, pois Pecco Bagnaia não completou.
Martin (Pramac Ducati) que já havia liderado os treinos livres de sexta-feira (10) e assegurou facilmente a pole position hoje (11), largou com perfeição e foi embora desde as primeiras curvas. Bagnaia (Ducati) por outro lado, ficou para trás e fechou a primeira volta apenas em 15ª.
Quem também largou muito bem foi Marc Márquez (Gresini Ducati). Após ficar apenas com a 13ª posição no treino classificatório, o espanhol ultrapassou vários pilotos nas primeiras curvas e já era o quarto colocado quando eles completaram a primeira volta.
Nas voltas seguintes, Márquez ainda ganharia a terceira posição de presente, pois Aleix Espargaró (Aprilia) recebeu uma dupla punição de volta longa e perdeu o contato com os líderes. O octacampeão, então, foi atrás de Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) que corria na segunda posição.
Bezzecchi, que realizava a sua melhor corrida esse ano, tentou se aproximar de Martin trazendo com ele Márquez. O italiano chegou a reduzir a diferença para apenas meio segundo, mas perdeu o controle da moto na 10ª volta e precisou abandonar.
O mesmo já havia acontecido com Bagnaia, que não conseguiu avançar pelo pelotão e corria como se tivesse algum problema. O bicampeão reinante chegou a sair da pista e preferiu trazer a moto aos boxes na quarta volta, de onde não mais saiu.
No final, Martin manteve tudo sob controle para vencer com confortáveis 2s280 de vantagem para Márquez na linha de chegada. Maverick Viñales (Aprilia) completou o pódio, sendo bastante ameaçado por Enea Bastianini (Ducati), em quarto.
Mesmo com as punições, Aleix Espargaró completou a corrida em quinto, a frente de um combativo Pedro Acosta (GasGas), que ultrapassou Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) e Jack Miller (KTM) ao longo da prova. Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) e Fabio Quartararo (Yamaha) completaram o top 10.
Com isso, Martin voltou abrir na liderança do campeonato. O espanhol tem 104 contra 76 de Bastianini, que volta a ocupar a segunda posição. Bagnaia é o terceiro com 75 e Acosta o quarto com 73. Márquez subiu para sexto com 69.
GP da França – Sprint Race (10 primeiros)
- Jorge Martin, Ducati, 13 voltas em 19min49s694
- Marc Márquez, Ducati +2.280
- Maverick Viñales, Aprilia +4.174
- Enea Bastianini, Ducati +4.798
- Aleix Espargaró, Aprilia +7.698
- Pedro Acosta, KTM +9.185
- Fabio di Giannantonio, Ducati +11.190
- Jack Miller, KTM +11.516
- Raul Fernandez, Aprilia +12.257
- Fabio Quartararo, Yamaha +12.699