A Aprilia Racing informou hoje (7) que Jorge Martin deve voltar a pilotar a RS-GP em um teste particular em Misano ainda nessa semana. O atual campeão da MotoGP se recupera de lesões sofridas no início do ano.
Assim que 2024 virou 2025, a sorte mudou drasticamente para Martin. O espanhol sofreu um acidente logo na primeira sessão de testes, em Sepang em fevereiro, perdendo toda a pré-temporada. Quando estava prestes a embarcar para a primeira etapa, novo acidente, dessa vez em treinos particulares.
Não foi antes de abril, na quarta etapa no GP do Catar, que Martin finalmente pôde estrear com a Aprilia, no circuito de Losail. Mas o campeão mundial sofreu um acidente devastador durante a corrida, o terceiro em menos de seis meses, que o obrigou a parar de vez.
Desde então, Martin tem se concentrado na reabilitação, mas o que era para ser um período de paz e tranquilidade, tornou-se um embaraçamento público, quando ele externou o seu desejo de deixar a Aprilia antes do combinado. As duas partes ainda não decidiram como vão resolver a questão.
De qualquer forma, Martin ainda é um piloto da Aprilia e tem suas obrigações. Depois de treinar com uma Aprilia RSV4 de rua na semana passada, ele realizará um teste privado com a RS-GP de MotoGP na próxima quarta-feira, 9 de julho no Circuito Marco Simoncelli em Misano Adriático.
Martin, no entanto, já descartou a volta na próxima etapa, o GP da Alemanha, no próximo fim de semana, mas um retorno na República Checa é considerado provável – dependendo de como ele se sente com a RS-GP. Isso marcaria 96 dias desde o acidente no GP do Catar.