Francesco Bagnaia venceu hoje (7) o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP no circuito de Sachsenring. O italiano herdou a liderança depois que Jorge Martin caiu na penúltima volta. Com isso, o italiano assumiu a liderança do campeonato.
Depois de assegurar a pole position e vencer a corrida curta ontem (6), Martin (Pramac Ducati) era o franco favorito para ganhar também a corrida longa de hoje, em uma pista que notoriamente se dá bem. E o espanhol começou bem, mantendo a liderança na largada.
Bagnaia (Ducati) bem que se esforçou e chegou a assumir a liderança entre a segunda e a sétima volta, antes de Martin recuperá-la. O espanhol começou a abrir vantagem e parecia mesmo que mais uma vitória fácil estava a caminho.
Bagnaia, por outro lado, chegou a ser acossado pelos pilotos que vinham atrás, Alex Márquez (Gresini Ducati), Franco Morbidelli (Pramac Ducati), Marc Márquez (Gresini Ducati) e Enea Bastianini (Ducati), que mais uma vez ganhava terreno ao longo da corrida.
Aos poucos, no entanto, Bagnaia conseguiu estabilizar a situação e voltou a se reaproximar de Martin. Andando no limite, os dois abriram grande vantagem para os demais. Isso se manteve até a 29ª volta de 30, quando o espanhol escorregou de frente na Curva 1 e perdeu todas as posições.
Enquanto isso, Márquez fazia uma ótima corrida de recuperação. Após largar apenas em 13ª, o octacampeão, aos poucos foi chegando no grupo da frente e superou Bastianini, Morbidelli e até o seu irmão Alex Márquez para ficar em segundo na última volta.
Assim, de forma serena, Bagnaia cruzou a linha de chegada com quase 4 segundos de vantagem para os irmãos Márquez, em segundo e terceiro. Bastianini também superou Morbidelli nas últimas voltas para ficar em quarto, com o italiano em quinto e Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) em sexto.
Pedro Acosta (KTM) também brigou muito para chegar em sétimo, a frente de Marco Bezzecchi (VR46 Ducati), Brad Binder (KTM) e Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia), que completou os dez primeiros. Fabio Quartararo (Yamaha) foi o 11ª.
Com esses resultados, Bagnaia assume pela primeira vez a liderança do campeonato desde a abertura no GP do Catar, com 222 pontos. Desolado, Martin permaneceu com 212 e a disputa fica bem mais acirrada a partir de agora. A próxima etapa é o GP da Inglaterra, em agosto.
GP da Alemanha – Classificação Final
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 30 voltas em 40min40s063
- Marc Márquez (E), Ducati, +3,804 seg
- Alex Márquez (E), Ducati +4,334
- Enea Bastianini (I), Ducati +5,317
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +5,557
- Miguel Oliveira (P), Aprilia, +10,481
- Pedro Acosta (E), KTM, +14,746
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +14,930
- Brad Binder (ZA), KTM, +15,084
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +16,384
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +17,235
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +18,865
- Jack Miller (AUS), KTM, +25,425
- Augusto Fernandez (E), KTM, +25,495
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +25,952
- Luca Marini (I), Honda, +25,854
- Johann Zarco (F), Honda, +25,952
- Stefan Bradl (D), Honda, + 43,047
- Joan Mir (E), Honda, +43,145
- Remy Gardner (AUS), Yamaha, +50,115