Francesco Bagnaia venceu hoje (29) a Sprint Race do Grande Prêmio da Indonésia no circuito de Mandalika. O bicampeão se aproveitou da queda de Jorge Martin para voltar a se aproximar no campeonato.
Martin (Pramac Ducati) havia assegurado a pole position mais cedo e parecia estar com tudo para mais uma vitória em uma Sprint Race, sua especialidade. O espanhol largou bem, manteve a ponta e estava no comando, mas acabou caindo antes do fim da primeira volta.
O espanhol conseguiu continuar, mas a liderança passou para o seu principal adversário na corrida para o título, Bagnaia. Na terceira volta a situação mudou entre os seus perseguidores. Marco Bezzecchi (VR46), Marc Márquez (Gresini Ducati) e Enea Bastianini (Ducati) ultrapassaram Pedro Acosta (KTM).
Bezzecchi errou a traseira do campeão mundial por apenas alguns centímetros, saiu da linha e recuou para o quarto lugar. Márquez posicionou-se logo atrás do líder. Uma batalha de três vias se formou na frente entre Bagnaia, Márquez e Bastianini.
A três voltas do final, os três primeiros estavam separados por 0,3 segundos. Na penúltima volta, Bagnaia se adiantou e conseguiu uma pequena vantagem e Bastianini conseguiu tirar o segundo lugar de Márquez. Mas não conseguiu chegar ao primeiro lugar.
Bagnaia assim cruzou a linha de chegada apenas 0,1 segundos a diante de Bastianini. Depois de duas quedas no Q2, o pódio foi mais do que satisfatório para Márquez, que se classificou apenas em 12ª. O quarto lugar ficou para Bezzecchi.
Na última volta, Franco Morbidelli (Pramac Ducati) ultrapassou Acosta e conseguiu o quinto lugar. Maverick Viñales ficou em sétimo, Johann Zarco (LCR-Honda) colocou novamente uma Honda entre os oito primeiros e Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) conseguiu o último ponto possível.
Martin se esforçou muito e cruzou a linha de chegada em um impressionante décimo lugar, nove segundos atrás do vencedor. Mesmo assim, não marcou pontos e a sua vantagem para Bagnaia no campeonato foi reduzida para apenas 12 pontos.
GP da Indonésia – Sprint Race
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 13 voltas em 19:41.354 min
- Enea Bastianini (I), Ducati, +0,107 seg
- Marc Marquez (E), Ducati, +1,701
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +3.072
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +5.967
- Pedro Acosta (E), KTM, +6.210
- Maverick Vinales (E), Aprilia, +6.664
- Johann Zarco (F), Honda, +6.938
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +7.706
- Jorge Martin (E), Ducati, +9.104
- Jack Miller (AUS), KTM, +9.618
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, + 9.843
- Brad Binder (ZA), KTM, +11.118
- Alex Marquez (E), Ducati, +12.418
- Alex Rins (E), Yamaha, +12.579
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +12.952
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +13.351
- Luca Marini (I), Honda, +15.496
- Raul Fernandez (E), Aprilia, +21.895