Marc Márquez voltou a liderar a tabela de posições hoje (6), no terceiro dia de testes de Sepang, na Malásia. O espanhol percorreu 52 voltas, a melhor delas em 1min58s867.
O tempo estabelecido pelo campeão do mundo é mais rápido do que a pole position de 2014 nessa mesma pista (1min59s791) e também que a marca estabelecida nos mesmos testes do ano passado (1min59s533). Isso mostra que a Honda progrediu muito de ontem para hoje.
Tanto é que Dani Pedrosa foi o segundo, a apenas 0s139 de Márquez. Os dois pilotos fizeram simulações de corrida na parte vespertina do dia, com Pedrosa impressionando ao conseguir realizar dez voltas consecutivas abaixo de 2min01s.
Mais uma vez, uma Ducati ficou entre os três primeiros, dessa vez com Andrea Iannone. O italiano, ainda utilizando a versão final da moto do ano passado (GP14.3) ficou cerca de meio segundo acima do tempo de Márquez. A expectativa da equipe italiana agora fica com a estréia da GP15, no final do mês.
Os pilotos da Yamaha, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo vieram na seqüência, em quarto e quinto, respectivamente. Ambos também se concentraram em simulações de corrida, com o italiano testando um novo braço oscilante e novos ajustes eletrônicos. No final, Lorenzo confessou estar impressionado com o progresso obtido pelos rivais.
Pol Espargaró foi novamente o sexto colocado e Andrea Dovizioso o sétimo. Com a oitava posição, Stefan Bradl cada vez fica mais à vontade na Yamaha YZR-M1 2013 da Forward. O alemão ainda deve receber atualizações no motor antes do início da temporada.
A Suzuki segue progredindo, dia após dia. Hoje, Aleix Espargaró colocou a GSX-RR na nona posição, embora a diferença para o líder não tenha caído. A marca japonesa trabalha pesado para melhorar a confiabilidade do motor em altas rotações e lapidar o chassi.
Maverick Viñales também progride em sua adaptação à MotoGP. O espanhol, que vem de uma excelente temporada na Moto2, ficou em 11º. Os dois pilotos da Suzuki foram separados por Cal Crutchlow, também em fase de adaptação a uma nova moto, depois de um ano frustrante na Ducati.
Enquanto isso, o desempenho da Honda versão Open continua muito aquém do esperado. A melhor RC213V-RS foi a de Nicky Hayden, 18º, a 2s641 de Márquez. Com a mesma moto, Jack Miller foi o vigésimo. O novato australiano prossegue com sua adaptação cautelosa à MotoGP.
Difícil também está sendo o teste para a Aprilia. Álvaro Bautista ficou apenas na 21º posição, a mais de três segundos do líder, enquanto Marco Melandri não conseguiu sair da incômoda vigésima oitava e última posição.
Os testes continuam amanhã (7). Entretanto, apenas um número reduzido de pilotos estará na pista, testando os novos pneus da Michelin. A marca francesa vai voltar a ser fornecedora única de compostos à MotoGP, a partir de 2016.
Sepang 1 – Dia 3:
01. Marc Marquez (Honda) – 1m58.867s – 52 voltas
02. Daniel Pedrosa (Honda) – 0.139s – 41 voltas
03. Andrea Iannone (Ducati) – 0.521s – 47 voltas
04. Valentino Rossi (Yamaha) – 0.534s – 49 voltas
05. Jorge Lorenzo (Yamaha) – 0.757s – 55 voltas
06. Pol Espargaro (Tech 3 Yamaha) – 0.984s – 50 voltas
07. Andrea Dovizioso (Ducati) – 1.007s – 33 voltas
08. Stefan Bradl (Forward Yamaha) – 1.427s – 49 Voltas
09. Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) – 1.517s – 50 voltas
10. Aleix Espargaro (Suzuki) – 1.619s – 36 voltas
11. Cal Crutchlow (LCR Honda) – 1.669s – 67 voltas
12. Maverick Vinales (Suzuki) – 2.097s – 51 voltas
13. Danilo Petrucci (Pramac Ducati) – 2.103s – 48 voltas
14. Hiroshi Aoyama (Honda) – 2.162s – 46 voltas
15. Hector Barbera (Avintia Ducati) – 2.316s – 57 voltas
16. Michele Pirro (Pramac Ducati) – 2.365s – 56 voltas
17. Scott Redding (Marc VDS Honda) – 2.396s – 67 voltas
18. Nicky Hayden (Aspar Honda) – 2.641s – 52 voltas
19. Loris Baz (Forward Yamaha) – 2.757s – 46 voltas
20. Jack Miller (LCR Honda) – 3.028s – 50 voltas
21. Alvaro Bautista (Aprilia Gresini) – 3.057s – 63 voltas
22. Mike Di Meglio (Avintia Ducati) – 3.261s – 49 voltas
23. Karel Abraham (Cardion AB Honda) – 3.430s – 43 voltas
24. Eugene Laverty (Aspar Honda) – 3.467s – 57 voltas
25. Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) – 3.496s – 22 voltas
26. Takumi Takahashi (Honda) – 4.246s – 64 voltas
27. Alex de Angelis (Ioda Aprilia) – 4.604s – 32 voltas
28. Marco Melandri (Aprilia Gresini) – 4.774s – 61 voltas