Marc Márquez resolveu aparecer na conferência de imprensa protagonizada pelos pilotos da Honda hoje (15). O octacampeão, no entanto, ainda não confirma presença nos testes de Sepang.
Márquez, que não estava escalado para participar da atividade ao lado de Pol Espargaró, Takaaki Nakagami e seu irmão Alex, disse que o Dr. Sánchez Dalmau confirmou “uma clara melhora” na sua condição de diplopia (visão dupla). Com isso, o espanhol pode voltar a pilotar a sua moto de motocross na quarta-feira (13).
“Obviamente estou muito feliz, aliviado, mas ainda sob tensão, não podemos dizer que estamos totalmente recuperados porque existem alguns passos planejados que eu e o médico precisamos para confirmar que estou totalmente recuperado“, disse Márquez. “Decidimos usar um modo conservador e está valendo a pena, o tempo resolve tudo, o nervo está funcionando bem. Nas últimas semanas houve muita melhora, a visão é algo que ou você vê bem ou não. Se estou de moto é porque vejo bem“, reiterou.
O objetivo agora é se reacostumar com a velocidade para encarar outro teste, dessa vez com uma superbike em um circuito de asfalto. “Se tudo correr bem em um dia de treinamento a 300 por hora, daremos o passo de poder estar nos testes da Malásia. Por enquanto, prudência. Seguimos o mesmo plano de prudência e de fazer bem feito, sem correr mais do que o necessário“, explicou Márquez.
Sumido desde outubro, exceto por poucas aparições nas redes sociais, Márquez finalmente explicou um pouco mais o seu acidente de enduro que o privou das duas últimas etapas da MotoGP: “o acidente foi em um dia normal, com minha moto de enduro. Caí em uma curva para a direita e bati a cabeça no solo“, revelou. “Voltei para casa com a moto e tomei banho. Três horas depois comecei a sentir algo estranho na minha visão“, revelou.
Depois disso, Márquez resolveu dar um tempo das redes sociais: “Tentei esquecer o mundo, esquecer tudo, levar uma vida normal com meu povo e ficar em casa. Tentei esquecer o que eu estava fazendo e o que eu tinha que fazer, especialmente nas primeiras semanas“, admite. “É difícil, claro, especialmente quando você tem um problema de visão. Depois de um mês eu não conseguia levar uma vida normal. Mas quando você anda de moto novamente, as sensações são ainda melhores e é mais bonito“. Veja o piloto andando de motocross abaixo.