Marc Márquez venceu hoje (13) o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP no circuito de Sachsenring, um de seus favoritos. Dessa vez, o octacampeão largou com perfeição e liderou todas as voltas sem dar chance a ninguém.
Ao contrário de ontem (12), o céu estava claro, o sol brilhando e a pista seca para a corrida principal do final de semana. Havia, no entanto, dois pilotos a menos: Franco Morbidelli (VR46 Ducati) e Maverick Viñales (KTM) não puderam participar em decorrência dos fortes acidentes na véspera.
Dessa vez, Márquez não cometeu o mesmo erro da Sprint Race e largou com perfeição, sem dar chance a ninguém surpreendê-lo na primeira curva. Marco Bezzecchi (Aprilia) tentou acompanhá-lo e pulou para segundo, mas foi ultrapassado por Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) na segunda volta.
“Diggia” bem que tentou ir ao encalço de Márquez, mas o espanhol é o maior especialista na pista de Sachsenring e não deixou o italiano nem chegar perto. Atrás, Bezzecchi segurava Alex Márquez (Gresini Ducati), Pedro Acosta (KTM), Johann Zarco (LCR-Honda) e Pecco Bagnaia (Ducati).
Andando no limite, Acosta caiu na quarta volta e deu adeus à corrida. Bagnaia conseguiu superar Zarco e logo os cinco primeiros abriram uma grande vantagem para o segundo grupo onde estavam Zarco, Fabio Quartararo (Yamaha), Fermin Aldeguer (Gresini Ducati), Jack Miller (Pramac Yamaha) e os demais.
Com o passar das voltas, a Curva 1 começou a se mostrar muito escorregadia. Di Giannantonio foi a primeira vítima, caindo na volta 18. Logo depois foi a vez de Zarco. Na volta 21, Bezzecchi também foi ao chão, assim como Joan Mir (Honda), Ai Ogura (Trackhouse Aprilia) e Lorenzo Savadori (Aprilia).
Isso deixou Alex Márquez em segundo, Bagnaia em terceiro, Quartararo em quarto e Fermin Aldeguer em quinto. Nas últimas voltas, as atenções se voltaram para a briga pela sexta posição entre Miller, Luca Marini (Honda) e Brad Binder (KTM). No final, venceu o italiano, em sua prova de retorno.
Binder também conseguiu superar Miller, que finalizou apenas em oitavo, com Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia), em nono e Alex Rins (Yamaha) em décimo. Apenas esses 10 pilotos viram a bandeirada. Outro que caiu nos estágios iniciais foi Miguel Oliveira (Pramac Yamaha).
GP da Alemanha – Classificação Final
01.Marc Márquez (ESP), Ducati 30 voltas em 40:42.854
02.Alex Márquez (ESP), Ducati +6.380
03.Pecco Bagnaia (ITA), Ducati +7.080
04.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha +18.738
05.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati +18.738
06.Luca Marini (ITA), Honda +24.743
07.Brad Binder (ZA), KTM +24.820
08.Jack Miller (AUS), Yamaha +25.757
09.Raul Fernandez (ESP), Aprilia +25.859
10.Alex Rins (ESP), Yamaha +39.419
Não completaram
– Joan Mir (ESP), Honda, 9 voltas atrás
– Ai Ogura (JAP), Aprilia, 9 voltas atrás
– Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, 10 voltas atrás
– Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, 11 voltas atrás
– Johann Zarco (FRA), Honda, 13 voltas atrás
– Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, 13 voltas atrás
– Pedro Acosta (ESP), KTM, 26 voltas atrás
– Miguel Oliveira (POR), Yamaha, 27 voltas atrás