Marc Márquez venceu hoje (10) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP em Austin. O espanhol liderou todas as voltas de uma corrida marcada por muitos acidentes. Jorge Lorenzo e Andrea Iannone completaram o pódio.
Márquez só perdeu a ponta na largada, mas na primeira sequência de curvas já estava de volta à liderança. Lorenzo e Rossi bem que tentaram desafiá-lo, mas acabaram errando e ficaram para trás, cedendo as posições para Andrea Dovizioso, Dani Pedrosa e Aleix Espargaró, da Suzuki.
Enquanto Lorenzo conseguia recuperar o terceiro lugar de Pedrosa, Rossi tentava fazer o mesmo mais atrás, quando caiu sozinho na sequência de esses, no começo da terceira volta. Seria a primeira de diversos acidentes que seriam determinantes para o desenvolvimento da corrida.
Animado pela saída de Rossi, Lorenzo foi para cima de Dovizioso e voltou ao segundo lugar. O italiano passou a disputar a posição com Pedrosa, até que o espanhol perdeu o controle de sua Honda freada para a primeira curva, acertando a Ducati de forma até perigosa. Ambos acabariam fora da prova.
A saída dos dois fez com que Andrea Iannone assumisse a terceira posição e que a Suzuki, subisse para quarto e quinto, com Espargaró à frente de Maverick Viñales. Os dois travariam uma das poucas disputas que restaram à corrida, até que o piloto da moto #25 finalmente conseguiu a ultrapassagem.
Scott Redding vinha em uma boa sexta posição trazendo Cal Crutchlow próximo. Parecia que aconteceria uma bonita disputa entre os britânicos, mas o piloto da Honda RC213V #35 foi o próximo a cair, trazendo junto o conterrâneo Bradley Smith, da Yamaha Tech3.
Com absoluta tranquilidade, Márquez cruzou a linha de chegada com mais de seis segundos de vantagem para Lorenzo. Iannone garantiu o terceiro lugar, posição que dedicou à sua equipe, após o acidente na Argentina. Viñales, em quarto conseguiu abrir oito segundos para Espargaró, o quinto. Redding confirmou a sexta posição
Os acidentes fizeram com que Pol Espargaró subisse para o sétimo lugar, com Michele Pirro (o substituto do lesionado Danilo Petrucci na Pramac) em oitavo, Hector Barberá em nono e Stefan Bradl em décimo, novamente bem com a Aprilia. Confira aqui os resultados completos.