Marc Márquez venceu hoje (13) o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP em um molhado circuito de Misano. O espanhol chegou à frente, depois de a Honda ter feito a melhor estratégia, chamando o espanhol aos boxes na hora certa.
Ao contrário dos dois dias anteriores, o dia amanheceu nublado na região de Riviera de Rimini, próximo ao circuito Marco Simoncelli, em Misano. Antes mesmo da volta de apresentação, as primeiras gotas de chuva já caiam, deixando pilotos e público apreensivos quanto ao que poderia acontecer.
Apesar de tudo, a corrida foi declarada “de pista seca” na hora da largada. Jorge Lorenzo manteve sua pole position, seguido por Márquez e Valentino Rossi. Bradley Smith, em quarto foi rapidamente ultrapassado por Dani Pedrosa e Andrea Iannone, caindo para o sexto lugar.
Já nas primeiras voltas, a chuva começou a apertar. Lorenzo, Márquez e Rossi se destacavam à frente enquanto os outros ficavam para trás. Muitos deles já optavam por trocar de motos nesse momento. Um deles foi Scott Redding, que escorregou metros após deixar os boxes, caindo na brita. O britânico, contudo fez de tudo para voltar, uma atitude que seria recompensada mais tarde.
Lorenzo, Márquez e Rossi entraram juntos nos pits para trocar de moto, voltando nessa mesma ordem. Em meio à confusão de paradas nos boxes, Bradley Smith toma a corajosa decisão de permanecer na pista com os pneus lisos, apostando que a chuva iria parar.
Não demorou muito para Lorenzo, Márquez e Rossi reassumirem as três primeiras posições. Mas, agora o rendimento do espanhol da Yamaha não parecia ser o mesmo e passou a ser fortemente pressionado pelos dois adversários, que vinham logo atrás. Márquez, inclusive chegou a ultrapassá-lo, perdendo a posição devido a um erro, algumas voltas depois.
Em uma segunda tentativa de passar Lorenzo, Márquez errou novamente, permitindo que Rossi o ultrapassasse. Agora, as duas Yamaha estavam na ponta e quando faltavam apenas 12 voltas para o final, o italiano finalmente assumiu a liderança. Parecia que o líder do campeonato ia vencer mais uma vez, mas a parada da chuva mudaria drasticamente a corrida.
Sem nada a perder, Loris Baz e Redding foram os primeiros a voltar para os pneus slick. A estratégia se mostrou acertadíssima, pois os dois logo passaram a virar cerca de 8 segundos mais rápido que os demais. Nas voltas seguintes, quase todos os outros pilotos fazem o mesmo, exceto o trio na liderança.
Em terceiro, Márquez decidiu arriscar e veio aos pits antes da Yamaha. O espanhol rapidamente começou a descontar a diferença, enquanto Rossi e Lorenzo se arrastavam na pista com os pneus de chuva nitidamente gastos.
Lorenzo decidiu entrar antes de Rossi, que inexplicavelmente permaneceu na pista por mais uma volta. O erro estratégico custaria caro para o eneacampeão que voltou em sétimo, mas então veio o golpe de sorte: faltando apenas sete voltas para a bandeirada, Lorenzo erra e cai sozinho, abandonando a prova!
Assim, Márquez venceu a prova com sete segundos de vantagem para Smith (aquele que não tinha parado) em segundo. Redding, com uma moto melhor consegue ultrapassar Baz nas últimas voltas e garantir o pódio. Rossi conseguiu salvar o quinto lugar, a 33s do líder. Petrucci foi o sexto ficando, mais uma vez, a frente dos pilotos principais da Ducati, Iannone e Dovizioso, sétimo e oitavo respectivamente.
Apagado, Pedrosa ficou apenas e nono, com Aleix Espargaró completando os dez primeiros. Clique aqui para conferir os resultados finais. Agora, Rossi tem 23 pontos de vantagem para Lorenzo no campeonato. Com a vitória, Márquez se aproxima, mas ainda está a 63 pontos do líder, faltando apenas cinco etapas para o término da temporada.