A equipe Repsol-Honda anunciou hoje (26) que Marc Márquez não poderá participar do GP da Espanha no próximo fim de semana. O octacampeão ainda não está suficientemente recuperado das lesões na mão direita e Iker Lecuona, do WorldSBK, terá sua chance.
Márquez causou um grande acidente no GP de Portugal, abertura da temporada 2023, há quatro semanas, vindo a fraturar o primeiro metacarpo da mão direita. Ontem, o piloto de 30 anos foi submetido a um exame médico no Hospital Ruber Internacional, em Madri.
A evolução clínica e radiológica foi considerada satisfatória, no entanto, devido à natureza da fratura e ao tempo decorrido, a equipa médica liderada pelo Dr. Roger de Oña juntamente com Márquez, decidiram que ainda não está na hora de voltar.
“Ontem fizemos outra tomografia e foi confirmado que, apesar da lesão estar progredindo favoravelmente, o osso ainda não terminou de cicatrizar e correr em Jerez era arriscado“, disse o comunicado. “Junto com a equipe médica, decidimos não correr riscos, esperar mais duas semanas e voltar em Le Mans.”
“Lamento muito perder o Grande Prêmio da Espanha porque é sempre especial, pelo ambiente, correr em casa e, acima de tudo, ver e curtir os fãs. Vou continuar com a reabilitação e trabalhar para estar de volta o mais rápido possível. Obrigado por suas mensagens de apoio“, encerrou Márquez.
Seu substituto, no entanto, não será o piloto de testes Stefan Bradl. A Honda Racing Corporation (HRC) decidiu dar uma chance à Iker Lecuona, piloto da marca no Mundial de Superbike (WorldSBK). O espanhol de 23 anos correu na MotoGP em 2020-21 com a Tech3 KTM.