Marc Márquez ainda não está satisfeito com o desempenho dos pneus Michelin, que serão usados na próxima temporada. O espanhol foi um dos maiores defensores da realização de mais uma sessão de testes, antes do Natal.
Em entrevista ao diário alemão Speedweek, Márquez contou que nos últimos testes os compostos fornecidos pela Michelin apresentaram comportamentos muito diferentes, por isso não sabe explicar exatamente como são.
“No ano passado nós perdíamos em aceleração e ganhávamos no ponto de frenagem. Atualmente, nós ainda perdemos em aceleração, mas a frenagem piorou muito. Estamos mais sobre o limite e, ao mesmo tempo o limite é difícil de encontrar. Se você forçar em todos os pontos de frenagem, então você pode muito rapidamente superaquecer o pneu e perder a dianteira. Portanto, temos de encontrar maneiras de como podemos melhorar na saída das curvas e aceleração.” (Marc Márquez)
Apesar das críticas, Márquez acredita que os pneus têm potencial e acredita que a Michelin irá resolver os problemas. O bicampeão acha que a introdução de novas regras (como a centralina padronizada da Dorna) estão ajudando a confundir todas as equipes.
“Todos estão confusos pelos pneus. Adicione a isso o novo sistema eletrônico. Tudo isso está relacionado. Se você pode melhorar o sistema eletrônico, em seguida, muitas vezes os pneus também funcionam melhor. Eu acho que a Michelin está trabalhando intensivamente no pneu da frente. Eles vão melhorar.”
A fim de resolver os problemas mais rapidamente, a Michelin pediu à Dorna pela realização de mais um teste antes do final do ano. As práticas acontecerão em Jerez de La Frontera, na Espanha, entre os dias 21 e 22 de dezembro.