Marc Márquez conquistou hoje (29) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone. O espanhol estabeleceu o impressionante tempo de 2min00s234, desbancando Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa.
Márquez já havia encerrado os treinos livres de sexta-feira (28) mostrando satisfação com o equilíbrio de sua Honda RC213V. O bom momento continuou nesse sábado, com o bicampeão sendo também o mais rápido no FP4, à frente de Andrea Iannone, Pedrosa e Lorenzo.
Se Márquez estava a vontade, o mesmo não podia se dizer de Valentino Rossi. Depois de ser apenas 10º nos tempos agregados de sexta, o italiano continuava sem conseguir se aproximar dos ponteiros, apesar de ter encerrado o último treino livre em uma muito melhor quinta posição.
O Q1 começou com a Suzuki na frente. Aleix Espargaró cravou 2min02s220 tendo Loris Baz e Nicky Hayden, logo atrás. Entretanto, essas marcas foram rapidamente superadas, principalmente por Maverick Viñales, com 2min02s016.
Espargaró deu o troco logo em seguida, ao estabelecer a marca de 2min02s010. A briga entre os dois pilotos da Suzuki era boa e parecia que ambos garantiriam um lugar no Q2. Contudo, quando faltavam apenas cinco segundo para o término, Yonny Hernandez surpreendeu com 2min01s888, tirando Viñales da próxima fase.
Quando a fase decisiva começou, Márquez continuou impondo seu domínio, ao marcar 2min00s564. Pedrosa colocou a outra moto laranja na segunda posição, desbancando Lorenzo para terceiro. Rossi vinha apenas em quinto, meio segundo atrás.
Tudo parecia tranquilo para Márquez conquistar mais uma pole position, mas o espanhol queria mais e continuava andando forte. Em sua última volta válida, o piloto da moto #93 quase saiu da pista na linha de chegada, mas não sem antes cravar o impressionante tempo de 2min00s234.
Lorenzo ainda conseguiu recuperar a segunda posição com 2min00s522. Pedrosa ficou em terceiro e Rossi em quarto, depois de também melhorar bastante na sua última volta válida. A dupla da Tech3, Pol Espargaró e Bradley Smith ficou em quinto e sexto, respectivamente.
Smith foi o melhor britânico classificado em seu GP caseiro, mas os conterrâneos vieram logo atrás, com Scott Redding em uma boa sétima posição e Cal Crutchlow em oitavo. Por outro lado, a Ducati ficou para trás, com Iannone apenas em nono e Andrea Dovizioso em 12º, com um atraso de 1s745 para o líder. Confira aqui o grid completo.