A MotoGP ainda está no circuito de Misano para a realização de dois dias de testes coletivos. A Honda aproveitou a oportunidade para testar a RC213V 2022, que promete ser muito diferente da atual.
No primeiro dia de testes realizado ontem (21), Márquez completou um total de 46 voltas encerrando a sessão em 15º nos tempos combinados. O octacampeão passou mais tempo nos boxes do que na pista, para transmitir aos engenheiros da HRC tudo o que sentiu ao pilotar a nova motocicleta.
“Testamos a nova moto. Sim, é uma moto muito nova em muitos aspectos, é a primeira vez que está na pista e, gostando ou não, foi feito muito trabalho“, comentou Márquez no final do dia. “Fiquei na garagem muito tempo, mas como fisicamente não consigo fazer muitas voltas, hoje aceitei este papel. É um conceito bem diferente com pontos muito positivos e muito negativos, agora é hora de encontrar um equilíbrio para fazer funcionar bem.“
Enquanto isso, seu companheiro de equipe, Pol Espargaró passou o primeiro dia trabalhando em seu estilo de pilotagem e testando novas peças com o modelo atual da Honda RC213V. Hoje, no segundo e último dia de testes, será a sua vez de experimentar o modelo novo.
“Testamos várias coisas, especialmente problemas aerodinâmicos que eu não tive tempo de testar durante a temporada, e hoje foi um bom momento, especialmente porque temos outra corrida aqui daqui a pouco, coisas que pensamos que poderiam ir bem para nós e que funcionaram tanto em volta rápida como ritmo“, disse Espargaró. “Estou feliz. Às vezes, quando você tenta esse tipo de coisa durante um GP, você pode se perder, então em um teste é hora de experimentar.“
Com Márquez ainda se recuperando de suas lesões no braço direito, a Honda faz outra péssima temporada, com apenas uma vitória, no GP da Alemanha até o momento. A moto é criticada por todos os pilotos, tida como muito difícil de ser pilotada. A próxima etapa é o GP dos EUA, em 3 de outubro.