Marc Márquez venceu hoje (18) o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP. O espanhol superou Jorge Lorenzo na última volta após um eletrizante duelo no circuito de Phillip Island, que envolveu também Andrea Iannone e Valentino Rossi, terceiro e quarto, respectivamente.
A corrida foi inteiramente dominada por esse quatro pilotos. Iannone roubou a cena, assumindo a liderança nas primeiras voltas à frente de Márquez e Lorenzo. O italiano dificultou a ultrapassagem de todos, conseguindo se manter entre os primeiros ao longo de toda a prova. Dani Pedrosa, Cal Crutchlow e Maverick Viñales vinham na sequencia.
Foi preciso passar quase um terço de corrida para que Lorenzo finalmente se livrasse de Iannone e se estabelecesse na liderança. Márquez, logo em seguida fez o mesmo, mas Rossi não tinha a mesma facilidade e mesmo que ultrapassasse a Ducati no miolo do circuito, a potência da moto italiana dava a resposta na reta de chegada.
De repente, Lorenzo começou a perder um pouco do seu forte ritmo, permitindo a aproximação de Márquez, Iannone e Rossi. O piloto da Honda chegou a ultrapassá-lo e ficar em primeiro por algumas voltas, antes do espanhol dar o troco. O mesmo fazia Rossi em relação à Iannone na terceira posição.
Quando faltavam apenas dez voltas parecia que Lorenzo tinha a corrida encaminhada para a vitória. Márquez havia ficado um pouco para trás, tendo Iannone e Rossi colados. O italiano realmente tentava tudo o que sabia para superar os dois rivais, sem sucesso, apesar das constantes trocas de posição entre eles.
A situação ganhou contornos dramáticos quando os pilotos abriram a última volta. De repente, Márquez se reaproxima de Lorenzo disputando a liderança. Deixando o público em pé o espanhol ultrapassou o conterrâneo na curva 10, ao mesmo tempo que Rossi fazia o mesmo sobre Iannone, centímetros atrás. Mas, apenas Márquez conseguiu a ultrapassagem.
Márquez cruzou a linha de chegada apenas 0s2 à frente de Lorenzo e 0s9 de Iannone. Rossi precisou se contentar com a quarta posição. Pedrosa foi o quinto e Viñales, que roubou a sexta posição de Crutchlow o sexto. Os irmãos Pol e Aleix Espargaró vieram na sequência em oitavo e nono, com Bradley Smith completando os dez primeiros. Veja aqui todo os resultados.
Agora, Rossi lidera o campeonato por 11 pontos de vantagem para Lorenzo, restando apenas duas etapas para o final. A próxima corrida acontece já no próximo final de semana em Sepang, na Malásia.