Marc Márquez venceu hoje (9) o Grande Prêmio de Indianápolis de MotoGP, nos Estados Unidos. O espanhol realizou uma ultrapassagem decisiva sobre Jorge Lorenzo, que liderava a corrida desde a largada. Valentino Rossi completou o pódio.
Lorenzo assumiu a ponta na largada e passou a segurar o ritmo de Márquez, com Dani Pedrosa em terceiro e Rossi em quarto. O italiano, que largou apenas na oitava posição realizou mais uma progressão incrível, superando Andrea Iannone e outros três pilotos até a segunda volta.
Mais uma vez, a prova foi inteiramente monopolizada por Honda e Yamaha. Lorenzo e Márquez iam à frente colados, enquanto Pedrosa e Rossi vinham mais atrás. Os quatro abriram grande vantagem para Iannone, que segurava sozinho a moral da Ducati, já que Andrea Dovizioso saiu da pista na primeira volta.
Atrás de Bradley Smith, que corria em sexto lugar, a disputa mais acirrada acontecia pela sétima posição entre Pol Espargaró e Cal Crutchlow. Os dois trocaram de posições várias vezes, antes do espanhol se firmar à frente do inglês nas últimas voltas.
Aos poucos, Rossi foi se aproximando de Pedrosa. Quando faltavam dez voltas, o italiano finalmente conseguiu a ultrapassagem, mas isso não significou o fim da briga. O espanhol conseguiu revidar algumas vezes, deixando a situação tensa e indefinida até o final.
Lá na frente, Lorenzo visivelmente corria no limite. Por algumas voltas pareceu que Márquez se satisfaria com o segundo lugar, mas o bicampeão deu o bote definitivo quando faltavam apenas três voltas. Lorenzo tentou acompanhar, contudo logo ficou claro que o piloto da Honda tinha um ritmo superior.
Mesmo assim, Márquez cruzou a linha de chegada apenas 0s6 à frente de Lorenzo. Quase seis segundos atrás, Rossi garantiu uma terceira posição com gosto de vitória, já que o pódio parecia impossível após os treinos. Pedrosa foi o quarto, Iannone o quinto e Smith o sexto.
Pol Espargaró venceu seu duelo particular com Crutchlow, enquanto que Dovizioso ainda conseguiu realizar uma boa corrida de recuperação para finalizar em nono. Danilo Petrucci fechou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos do Grande Prêmio de Indianápolis.