A aposentadoria de Valentino Rossi dominou o primeiro dia de atividades para o GP da Estíria de MotoGP e é claro que perguntaram a Marc Márquez o que ele achava a respeito.
Depois que Rossi fez o seu pronunciamento, houve uma segunda conferência de imprensa onde participaram os outros pilotos da Categoria Rainha. Mesmo assim, o piloto italiano, que compete no Mundial desde 1996, continuou a ser assunto recorrente, inclusive para Márquez.
“Eu não esperava. Quando ouvi na TV espanhola que ele ia dar uma entrevista, pensei que ele ia dizer quem correria mais um ano com sua equipe. E era realmente o que todos queríamos ver, porque teria sido bom vê-lo competindo em sua equipe junto com seu irmão“, disse Márquez. “De qualquer forma, sua decisão é merecida, ele fez uma carreira de 25 anos com resultados incríveis, de lenda. Acho que trouxe muito para a pista, aprendemos muito com ele e também trouxe muito para o motociclismo. Sua carreira esportiva foi única“.
A relação entre os dois pilotos, que começou boa, acabou totalmente no final de 2015, quando Rossi acusou Márquez de estar favorecendo o conterrâneo Jorge Lorenzo na disputa daquele campeonato. Os dois se chocaram no GP da Malásia e novamente três anos depois, no GP da Argentina de 2018.
“A relação pessoal que temos vai além disso e certamente não muda o que tem feito para o motociclismo“, acrescentou Márquez. “Ele não só foi tão rápido na pista quanto os outros pilotos, mas ele fez mais, fez com que muitas pessoas apreciassem este esporte e tem um carisma natural que o fascina. De fora dá para ver e todos os jovens que também vêm do campeonato espanhol tiveram Rossi e Pedrosa como ídolos. Ele nunca parou, trabalhou muito e os resultados o levaram a tomar essa decisão. Mas o importante é que ele nunca desistiu e é isso que conta“.
Sobre os seus planos para o GP da Estíria, Márquez afirma estar melhor preparado: “Descansei mas também trabalhei bem. Ainda tenho que respeitar os tempos que meu braço me impõe e se trabalho demais fico pior. Fui embora de moto ontem e amanhã vamos ver como vai ser“.