A rivalidade entre Valentino Rossi e Marc Márquez só aumenta. Hoje (22) descobriu-se que o espanhol rompeu o contrato com a VR46 Racing Apparel, empresa do italiano que cuidava da produção de vestuário de ambos os pilotos.
A informação foi publicada pela primeira vez pelo diário alemão Speedweek. Márquez ainda tinha contrato válido com a VR46 Racing Apparel até o final de 2016, mas o piloto decidiu pagar a multa rescisória e, a partir de agora seu merchandising será feito pela GP Racing Apparels.
A GP Racing Apparels também já produziu o material de Rossi no início de sua carreira, antes de o italiano criar a sua própria organização. Hoje, a empresa cuida da imagem de pilotos como Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso, Andrea Iannone, Alex Rins, Aleix Espargaró, o falecido Marco Simoncelli e outros. A chegada de Márquez reforça a firma sediada em Cattolica, perto do circuito de Misano, na Itália.
É mais um indício de quão sério foram os desentendimentos entre Rossi e Márquez nas últimas etapas da temporada 2015. Os dois passaram a travar uma guerra de acusações, que culminaram no choque entre ambos durante o GP da Malásia. A subsequente punição ao piloto italiano seria fator determinante para a conquista do título de Lorenzo.
O material de Márquez sempre foi produzido pela empresa de Rossi, desde o início de sua carreira internacional. Inclusive, poucos dias atrás, a VR46 Racing Apparel anunciou que forneceria merchandising à equipe Yamaha, e o nome do piloto espanhol permanecia listado, de modo que a decisão foi repentina. As duas partes ainda estão discutindo os valores da multa contratual.
Além de romper com a empresa de Rossi, Márquez também parece estar querendo se afastar de tudo que é ligado ao italiano. Conforme apurou o site espanhol Motocuatro, o espanhol não irá mais alugar quartos na “GP Rooms”, empresa gerida pelo lendário campeão Angel Nieto e sua família.
A GP Rooms aluga pequenos cômodos (ao preço de 25 mil euros por ano) à pilotos que desejam pernoitar nos circuitos sem precisar se deslocar para hotéis. Marc Márquez e seu irmão Alex eram frequentes usuários desse tipo de serviço, contudo as relações com a família Nieto se tornaram extremamente tensas desde Sepang.
Nieto, trezes vezes campeão do mundo gerencia a equipe VR46 Sky Moto3 e desde o incidente de Sepang sempre se posicionou à favor de Rossi. Além disso, seu sobrinho, Fonsi Nieto é um amigo pessoal do eneacampeão e os dois frequentemente saem de férias juntos em Ibiza, durante o verão.
A rivalidade, que parecia estar “adormecida” desde o final da temporada passada foi reacendida nessa semana. Durante o lançamento da equipe Yamaha para 2016, Rossi fez questão de jogar ainda mais lenha na fogueira, dizendo palavras duras à Lorenzo e principalmente Márquez.
Ironicamente, Rossi e Márquez tendem a se ver mais frequentemente a partir de agora, porque os pilotos de MotoGP costumam ficar hospedados no mesmo hotel durante as etapas. O comportamento de ambos será acompanhado de perto a partir de 1º de fevereiro, quando os testes pré-temporada recomeçarão, justamente no circuito de Sepang.