Marc Márquez estava na liderança do GP dos Estados Unidos realizado ontem (14) quando caiu e teve que abandonar. Mas não foi um simples erro do piloto. De acordo com o espanhol, havia um problema com os freios dianteiros.
Márquez (Gresini Ducati) vinha brigando pela vitória no Circuito das Américas contra Jorge Martin (Pramac Ducati) e Pedro Acosta (GasGas) desde a largada. Quando finalmente conseguiu assumir a ponta, ele acabou escorregando de frente na Curva 11 e ficou de fora.
“Tive que contornar um problema de freios e consegui fazer isso muito bem no início”, disse Márquez. “Na curva 11 eu queria frear normalmente, mas não encontrei ninguém em casa. Talvez tenha sido um pouco mais rápido, tive de frear ainda mais forte e depois escorreguei”.
Isso explica a sua obcessão em assumir a liderança, pois queria esfriar os freios da melhor forma possível. “Normalmente você presta atenção ao desgaste dos pneus e calcula a corrida, mas meus pensamentos estavam sempre no freio dianteiro porque parecia diferente a cada curva”.
A aguardada primeira vitória com uma Ducati não veio, mas Márquez se mostra satisfeito: “A velocidade está aí, isso é muito positivo”, concluiu. “Não sei se venceria, mas provavelmente um pódio.” O vencedor acabou sendo Maverick Viñales, da Aprilia.