Marc Márquez precisou se submeter à um pequeno procedimento cirúrgico para corrigir uma fratura no dedo mínimo da mão esquerda, ontem (25). O bicampeão passa bem, mas sua participação para a próxima etapa em Jerez (dia 3 de maio), ainda é incerta.
A fratura foi detectada depois de um acidente de Dirty Track na manhã de sábado. O espanhol deu entrada imediatamente no Hospital Universitário Quiron Dexeus, em Barcelona, na Espanha. O doutor Xavier Mir comentou a situação.
“O paciente apresentou uma deformidade do dedo mindinho da mão esquerda e um raio-x mostrou uma fratura da falange proximal, com deslocamento. Por isso, decidimos tratar a lesão como fazemos no caso de qualquer outro paciente: fixando uma placa de titânio em seu dedo. Isso nos permitirá iniciar a recuperação funcional após 24 horas e dar-lhe a chance de correr em Jerez.” (Xavier Mir)
Márquez (assim como muitos outros pilotos) utilizam as corridas de Dirty Track como forma de se exercitar, treinar a habilidade e manter os reflexos apurados. O espanhol já havia se lesionado assim antes, fraturando o tornozelo no começo da temporada 2014.
Com sua participação em Jerez ameaçada, os dois pilotos titulares da Honda podem ficar de fora da etapa. O segundo piloto, Dani Pedrosa já não correu nas duas últimas etapas (em Austin e Termas de Rio Hondo) porque também realizou uma cirurgia, no braço direito.