Após ganhar a corrida e o título no Grande Prêmio do Japão hoje (16), Marc Márquez refletiu sobre a temporada 2016. O novo pentacampeão mundial acredita que aprendeu muito com as decepções de 2015.
Após cair seis vezes sozinho no ano passado e ainda viver momentos de extrema tensão graças à rivalidade com Valentino Rossi, Márquez afirma que aprendeu com os erros e os resultados vieram na forma de pontos esse ano.
“O início da temporada foi o mais difícil, e talvez o mais difícil na minha carreira. Após as duas primeiras vitórias foi difícil porque quando você está liderando o campeonato pode se dar ao luxo de terminar em segundo ou terceiro. Paguei um preço alto no ano passado para aprender o que eu sei agora. Eu senti mais pressão este ano e foi difícil administrar isso durante toda a temporada.” (Marc Márquez)
Márquez também destacou a melhora da moto e o fundamental apoio da Honda para manter a calma nos momentos chave do campeonato. O espanhol ainda disse que aprendeu sobre o comportamento dos pneus Michelin após observar Rossi no Grande Prêmio da Catalunha.
“Fizemos muitos progressos e agora temos uma moto competitiva. Eu aprendi muito seguindo Valentino em Montmelo, porque ele conhece os pneus Michelin muito bem. Essa foi a primeira vez que o segui por várias voltas e vi algumas coisas. Quando começamos a segunda metade da temporada, depois da Alemanha comecei a ficar mais nervoso, mas minha equipe me dizia ‘por favor, mantenha a calma, mantenha a calma, porque Aragón é em breve!’ Quando chegamos lá, sabia que era um fim de semana para ganhar de novo, um ponto-chave na temporada. Quando a equipe tem a mesma mentalidade que a sua, tudo fica mais fácil.”
Márquez garantiu o título na terra da Honda com três rodadas de antecedência. A próxima etapa acontece já no próximo final de semana, com o Grande Prêmio da Austrália, no belíssimo circuito de Phillip Island.