Marc Márquez procurou manter a tranquilidade após encerrar o primeiro dia de treinos livres da temporada 2024 de MotoGP no Catar em primeiro. Os resultados reais foram alterados pela chegada inesperada da chuva.
Ela apareceu com força nos primeiros minutos do treino livre da Moto2 encharcando completamente a pista de Losail. Como resultado, a direção da prova decidiu mover a disputa para a entrada no Q1 e Q2 para amanhã (9), que também terá a primeira Sprint Race do ano.
“Foi importante começar com boas sensações sem acabar exagerando. Correu bem, apesar da chuva… foi um dia estranho sem ataque de tempos, o que foi transferido para amanhã. O objetivo era o Q2 e vamos tentar amanhã, mas a sensação tanto no seco como no molhado foi boa“, disse Márquez.
A maioria dos pilotos preferiu não arriscar tomar um tombo na pista molhada e não forçou até o limite. Além de Márquez, os mais rápidos foram Augusto Fernandez e o novato Pedro Acosta, ambos da GasGas, que lideraram uma boa parte do treino.
“No seco há três ou quatro pilotos que são mais rápidos que nós, mas precisamos de continuar a trabalhar e a descobrir a moto aos poucos“, completou Márquez. O campeão e vice-campeão de 2023, Pecco Bagnaia (Ducati) e Jorge Martin (Pramac-Ducati) ficaram em 12ª e 18ª, respectivamente.
Alex Márquez, que ficou em nono, disse que a chuva atrapalhou o trabalho da equipe: “Esta manhã trabalhamos em diferentes configurações para resolver alguns problemas que tivemos nos testes e a chuva da tarde meio que ‘arruinou’ nossos planos“, disse. “Amanhã será um sábado estressante, então precisamos dormir bem esta noite.”