Marc Márquez, enfim, testou hoje (11) pela primeira vez o protótipo da Honda RC213V para 2024. E não ficou particularmente impressionado. Depois, o espanhol revelou que tem três opções na mesa para a próxima temporada.
Márquez (Honda) testou a moto no circuito de Misano, onde as equipes permaneceram para uma sessão de testes coletivos. De acordo com os presentes no autódromo, a nova RC213V tem um novo chassi, uma nova aerodinâmica e eletrônica. Mas, o prometido novo motor não compareceu.
“O novo chassi exige um estilo de pilotagem muito diferente, mas no final os problemas permanecem mais ou menos os mesmos“, disse Márquez. “Ainda temos muito trabalho pela frente. A posição do assento é diferente. No início tive uma sensação estranha, mas a cada volta fui melhorando. Mas no final, esta moto comporta-se de forma muito semelhante ao modelo anterior.”
Foi mais um duro golpe para a Honda Racing Corporation (HRC) que esperava muito desse teste para, enfim, voltar a evoluir na MotoGP. Mas quatro pilotos da marca terminaram nos últimos cinco lugares, todos com comentários parecidos. A nova moto está longe de ser a revolução que precisava.
“É verdade que existem novos engenheiros. Chegou um engenheiro, acredito que seja da aerodinâmica, que trabalhava mais na Fórmula 1, acho que ele é o novo líder do projeto, embora ainda não tenham deixado isso claro para mim“, continuou Márquez. “Eles iniciaram [o projeto] com esta nova moto e depois começarão a trabalhar em cima dela. Faz muito tempo que não fazem algo assim. Vamos ver se conseguem dar um passo.“
Apesar de ter um contrato válido com a Honda para 2024, Márquez tem sido veiculado a todo o tipo de mudança insólita esse ano. A mais recente, que circulou no GP de San Marino, era de que o octacampeão poderia ir para a Gresini, antes de mudar-se para a KTM em 2025. E o espanhol confirmou que, de fato, tem três opções na mesa para escolher.
“Tem o plano A, o plano B e o plano C, que mencionei anteriormente como dois, são três“, admitiu Márquez. “Tenho os três planos, as três ideias muito claras, tenho clareza sobre o que precisa acontecer para cada um deles. não há muito tempo. Há um prazo. Na Índia e no Japão eu decidirei.“