Marc Márquez garantiu hoje (21) a pole position para o Grande Prêmio da Itália de MotoGP em Mugello. Com uma sequência de voltas sensacionais, o octacampeão calou os tifosi italianos e garantiu sua 100ª pole position na carreira.
Com as temperaturas na casa dos 30 graus nesse início de verão europeu, as condições climáticas estão no ponto certo para este Grande Prêmio. Na primeira qualificação (Q1), o piloto da Trackhouse, Raul Fernandez e o estreante da Gresini Fermin Aldeguer conquistaram as duas últimas vagas no Q2 e o direito de participar da elite da MotoGP.
Seis Ducati, duas KTM, duas Yamaha e duas Aprilia – essa era a mistura de motos antes da acirrada sessão do Q2. A grande questão: Maverick Viñales, que encerrou a sexta-feira na frente e terminou o segundo treino livre pela manhã (FP2) como o mais rápido, conseguirá repetir a dose na hora decisiva?
Mas Márquez (Ducati) se mostrou implacável desde os primeiros minutos, ao estabelecer o tempo de 1min44s500 em sua primeira volta cronometrada. A seguir vinham Pecco Bagnaia (Ducati) em segundo, Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Fabio Quartararo (Yamaha) e o piloto da Aprilia, Bezzecchi. Viñales preferiu aguardar nos boxes.
Com esses primeiros tempos provisórios, os pilotos rumaram aos boxes para colocar um novo jogo de pneus macios e partir para o ataque definitivo. Quartararo foi o primeiro a buscar a pole position marcando 1min44s411. Bagnaia aumentou a pressão – o herói italiano foi um bom décimo mais rápido.
Mas a alegria dos Tifosi não durou um minuto. Márquez mostrou sua classe em uma volta perfeita e ultrapassou novamente o companheiro de equipe com o tempo de 1min44s169 quebrando o recorde de 2024 por mais de 0s3 e garantindo a 100ª pole position de sua carreira.
Pecco Bagnaia e Alex Márquez completam a primeira fila do grid. Viñales também melhorou, mas não passou do quarto lugar, ainda assim, a melhor KTM classificada. Fabio Quartararo e Franco Morbidelli estão ao seu lado na segunda fila.
Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) ficou em sétimo, à frente de Pedro Acosta, o oitavo, enquanto Bezzecchi teve que se contentar com a décima posição, atrás ainda da Yamaha de Alex Rins. Raul Fernandez e Fermin Aldeguer completaram os doze primeiros.
GP da Itália de MotoGP – Q2 (12 primeiros)
1.Marc Márquez (ESP), Ducati, 1:44.169 min
2.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +0,059 seg
3.Alex Márquez (ESP), Ducati, +0,083
4.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +0,242
5.Maverick Vinales (ESP), KTM, +0,345
6.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,399
7.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +0,554
8.Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,611
9.Alex Rins (ESP), Yamaha, +0,675
10.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +0,730
11.Raúl Fernández (ESP), Aprilia, +0,826
12ºFermín Aldeguer (ESP), Ducati, +1.030