Marc Márquez garantiu hoje (23) a pole position para o GP da Hungria de MotoGP em Balaton Park. O espanhol superou Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio, enquanto que Pedro Acosta caiu e Pecco Bagnaia nem passou do Q1.
O piloto mais rápido da MotoGP também é um dos que mais rapidamente aprende uma nova pista. Inédito na MotoGP, o travado circuito de Balatonring precisou ser assimilado do zero e nos treinos de sexta, Márquez (Ducati) ficou em segundo, apenas 0s008 atrás de Pedro Acosta (KTM).
Bagnaia (Ducati), por sua vez, teve dificuldades e não conseguiu ficar entre os 10 primeiros para avançar diretamente ao Q2. O bicampeão mundial teve que realizar o Q1, junto com Marco Bezzecchi (Aprilia), Fabio di Giannantonio (Ducati), Jorge Martin (Aprilia) e outros.
Mas na hora H, quem conseguiu as melhores voltas no Q1 foram Bezzecchi e Di Giannantonio. Bagnaia estabeleceu apenas a quarta melhor volta e por isso foi obrigado a assistir à disputa pela pole position da garagem da Ducati.
Animado, Acosta foi um dos primeiros a ir à pista no Q2. Mas o espanhol acabou caindo na Curva 8 e sua KTM RC16 ficou completamente destruída. Ileso, o jovem piloto precisou correr para pegar a sua a segunda moto, o que sem dúvida deve ter esfriado suas ambições.
Márquez subiu ao topo da classificação com o primeiro jogo de pneus com o tempo de 1min36s822. No entanto, a primeira tentativa revelou inúmeros erros de pilotagem e voltas abortadas. Após cinco minutos, apenas quatro pilotos haviam registrado tempos de volta significativos.
Após sete minutos, Márquez melhorou para 1min36s646. Enea Bastianini (KTM) e Joan Mir (Honda) vinham em segundo e terceiro nesse momento. Restando três minutos, Bezzecchi estava próximo do tempo de Márquez, mas perdeu algum tempo na parte final da volta e ficou em segundo.
Pouco depois, Di Giannantonio acertou uma boa volta e subiu para terceiro. Pol Espargaró (KTM), que mais uma vez substitui o lesionado Maverick Viñales, provocou bandeiras amarelas nos momentos finais. Isso não impediu Márquez de bater mais uma vez o seu próprio tempo.
O oito vezes campeão baixou ainda mais, para 1min36s518, abrindo quase três décimos sobre Bezzecchi. “Diggia” manteve a terceira posição e o lugar na primeira fila, algo importante nesse circuito que parece ser de difícil ultrapassagem.
Bastianini ficou em quarto, sua melhor posição de largada desde que chegou à KTM, a frente de Franco Morbidelli (Ducati), Fabio Quartararo (Yamaha) e Acosta, que não foi além do sétimo lugar. Fermin Aldeguer (Ducati), Luca Marini (Honda) e Mir completaram os dez primeiros.
GP da Hungria de MotoGP – Grid de Largada
1.Marc Márquez (ESP), Ducati, 1min36s518
2.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +0,290 seg
3.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +0,354
4.Enea Bastianini (ITA), KTM, +0,424
5.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,513
6.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +0,524
7.Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,581
8.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati, +0,612
9.Luca Marini (ITA), Honda, +0,659
10.Joan Mir (ESP), Honda, +0,721
11.Alex Márquez (ESP), Ducati, +0,731
12.Pol Espargaró (ESP), KTM, +1,104
13.Brad Binder (ZA), KTM
14.Jack Miller (AUS), Yamaha
15.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati
16.Raul Fernandez (ESP), Aprilia
17.Jorge Martin (ESP), Aprilia
18.Johann Zarco (FRA), Honda
19.Miguel Oliveira (POR), Yamaha
20.Alex Rins (ESP), Yamaha
21.Ai Ogura (JAP), Aprilia