Marc Márquez admitiu que está fazendo todo o possível para não perder nenhuma etapa da temporada 2021 de MotoGP. O espanhol quer estar presente no GP do Catar em 28 de março.
Márquez comentou sobre a recuperação do seu braço direito durante a apresentação online da equipe Repsol-Honda na segunda-feira (22). Embora tenha confirmado que não estará presente nos testes do Catar, o espanhol quer participar da corrida.
“No momento, não sei“, disse Márquez sobre uma previsão de retorno. “Mesmo assim, tento manter o otimismo e definir metas gradativamente. Meu primeiro objetivo era fazer o Teste do Catar. Agora sei que não estarei lá. Quando os outros fizerem o teste, terei outra consulta médica. Meu próximo objetivo é disputar a corrida no Catar. Vamos ver se funciona. Se for impossível, meu próximo objetivo é correr na segunda etapa no Catar. Se isso também não funcionar, quero ir para Portimão“, explicou.
Márquez quebrou o braço direito no GP da Espanha do ano passado, a primeira etapa da anômala temporada 2020. A recuperação mostrou-se desastrosa, com um novo rompimento, troca de imobilizadores, infecções e três cirurgias, a última em 3 de dezembro. Por isso o octacampeão agora opta pela cautela.
“O mais importante para mim agora é que o osso cicatrize bem, segundo os médicos. Assim que os médicos me disserem que o osso foi restaurado, começarei a reabilitação“, explicou. “Eu já estou trabalhando, mas faço isso com cuidado – leva tempo. Assim que os ossos estiverem bons, tentarei fortalecer os músculos. Tenho que estar em boa forma ao andar de moto. Não estou falando de 100%, vai demorar muito. Mas em boa forma para pilotar uma moto de MotoGP. Os médicos vão me dizer quando eu posso pilotar novamente.“
Pelo terceiro ano consecutivo, após a aposentadoria de Dani Pedrosa, Márquez terá um novo companheiro de equipe: Pol Espargaró, seu antigo rival na Moto3 e Moto2. O octacampeão reconhece seu talento, mas disse que na HRC será cobrado.
“No ano passado ele fez um excelente trabalho com a KTM, rodou a alto nível, por isso penso que o Pol tem o talento necessário“, destacou Márquez. “Ele vem de um grande fabricante com bons resultados na melhor equipe e por isso tem que estar no pódio em todas as corridas e lutar pelos 5 e 3 primeiros lugares“, avisou.