Apesar de não ter liderado nenhuma das sessões de treinos livres hoje (15) para o Grande Prêmio da Alemanha, Marc Márquez encerrou o dia bem satisfeito com o desempenho apresentado. O espanhol disse que se sentiu confortável em sua Honda.
No primeiro treino livre (FP1), ainda pela manhã, Márquez assinalou 1min24s116, o suficiente para ficar em segundo à 0s4 de Andrea Iannone. No FP2 à tarde conseguiu melhorar para 1min22s775, mesmo caindo para a terceira posição. O espanhol acredita que o tempo será decisivo para o resultado da corrida.
“Hoje foi um bom dia, apesar de ter começado um pouco estranho. Na primeira sessão só conseguimos fazer algumas voltas, porque começou a chover, mas não forte o suficiente para colocar pneus de chuva. A segunda sessão foi mais ou menos normal, apesar da temperatura baixa e da pista fria. Tivemos que tomar cuidado especialmente na curva 11, onde muitos pilotos caíram. No entanto, eu me senti bastante confortável com a moto. Queremos melhorar em alguns pontos, porque a previsão para amanhã é de que as temperaturas vão melhorar ligeiramente. Será uma corrida interessante por causa do tempo, e a previsão é que no domingo teremos uma situação como a de hoje, quando a chuva pode cair a qualquer momento.” (Marc Márquez)
Contra todas as expectativas, o primeiro dia de atividades em Sachsenring começou muito bem para os pilotos que utilizam motos Ducati e Honda, que na teoria não são tão adequadas ao apertado circuito que possui nove curvas consecutivas para a esquerda. É uma situação tão peculiar que será a primeira vez na temporada que a Michelin irá utilizar pneus assimétricos.
A Yamaha, por outro lado, parece ter problemas. O piloto mais rápido foi Pol Espargaró, da Tech3 apenas em 11º com seu companheiro Bradley Smith em 12º. Valentino Rossi foi apenas o 14º e Jorge Lorenzo o 16º. Os treinos classificatórios começam amanhã (16) às 7h30 (horário de Brasília).